Desde o lançamento do Threads, no início de julho, a Meta já havia comunicado que segue trabalhando no aplicativo para oferecer atualizações e novas funcionalidades em breve.
Dessa vez, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, detalhou as prioridades da equipe no desenvolvimento da plataforma. Segundo Mosseri, o foco agora é criar um feed para as postagens, permitir a pós-edição, aumentar as possibilidades de pesquisa e disponibilizar o aplicativo para o uso via desktop.
A equipe do Threads também está concentrada em resolver as questões que impediram o lançamento da rede social na União Europeia (UE). Eles explicam que decidiram priorizar a oferta da plataforma para o maior número de pessoas possível, o que excluiu temporariamente a UE devido aos novos e diferentes regulamentos de proteção digital, além do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), aos quais a rede social precisa se adequar.
Por último, Mosseri explicou que os desenvolvedores estão trabalhando em deixar a interface mais clara para aqueles que desejarem desativar a conta do Threads. Isso se tornou uma demanda depois que os usuários descobriram que para excluir a conta da nova rede social é necessário excluir o perfil do Instagram também.
Depois que todos esses tópicos estiverem resolvidos, a equipe deve se voltar para a implementação de tags de conteúdos de marca, notas de áudio, marcadores de verificação de fatos, hashtags, rótulos de contas afiliadas ao governo e marcação em fotos e vídeos.
Queda no engajamento e usuários ativos
Adam Mosseri admitiu que o Threads foi lançado apenas com as interações básicas porque a Meta quis aproveitar a janela de oportunidade criada pelas sucessivas falhas do Twitter e a insatisfação geral do público com a rede social concorrente.
Agora, depois de conquistar 100 milhões de usuários na primeira semana, a empresa entende que é necessário oferecer recursos que façam esse público ficar e interagir.
Esse entendimento foi confirmado pelo relatório divulgado na última segunda-feira (17/07) pela Similar Web, uma empresa de análise de dados que verifica a utilização dos smartphones Android para calcular os resultados estatísticos.
Segundo o relatório, depois de atingir um pico de atividade no dia 07/07, com 49 milhões de pessoas ativas na plataforma, o Threads alcançou apenas 23,6 milhões de usuários ativos mundialmente uma semana depois.
Esses números também se refletem no engajamento dos usuários. Nos Estados Unidos, no dia seguinte ao lançamento, os usuários utilizaram o Threads, em média, por 21 minutos. A partir de 14/07, a média caiu para pouco mais de 6 minutos por dia.
Por fim, em uma comparação direta com o Twitter, o relatório identificou que o Threads alcançou 45% do total de atividade de seu concorrente no dia 07/07. No dia 14, a relação caiu para 22%.
Também vale ressaltar que, apesar de todas as reclamações que as alterações propostas pelo novo dono do Twitter, Elon Musk, geraram, a rede social não apresentou nenhuma queda significativa de usuários ou engajamento no último mês, de acordo com os dados da Similar Web.