Em breve, os usuários do Instagram e Facebook da Europa poderão acessar recursos como Reels, Stories e Pesquisa com visualização cronológica (do mais recente ao mais antigo).
A Meta tem trabalhado nesta opção, que atualmente está disponível apenas no Feed, para cumprir com a nova Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês para Digital Services Act) da União Europeia (UE), que exige que as plataformas online permitam aos usuários optar por não receber recomendações personalizadas.
Assim, ao invés de estar sujeito aos algoritmos de recomendação e à averiguação das atividades anteriores e interesses pessoais, os usuários poderão visualizar todas as publicações em ordem cronológica e apenas das páginas que seguem.
Além da visualização, o presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, confirmou que a empresa está trabalhando em outras questões para cumprir as novas regras, como:
- Criação de uma biblioteca de anúncios expandida para oferecer mais transparência sobre o que é veiculado;
- Estabelecimento de novos limites para anúncios que pretendem atingir adolescentes;
- Ampliação do canal para denúncias de conteúdos ilegais nas plataformas;
- E disponibilização de mais informações sobre as decisões de moderação e os algoritmos de recomendação aos usuários da UE;
A Meta tem até o fim de agosto de 2023 para se adaptar às novas regras.