Pesquisar

O advogado estrela e a receita de bolo para 2022

Por

19 de abril de 2022

André Porto Alegre | Consultor na Law Consulting 


As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da Agência Javali. 


Segundo o BTI Practice Outlook 2022, os gastos legais com escritórios de advocacia de ponta nos Estados Unidos devem crescer na ordem de 6,4%. Uma onda de novos assuntos está provocando os maiores aumentos em mais de uma década. Os principais tomadores de decisões jurídicas relatam um fluxo contínuo de novos assuntos complexos, o que provoca as seguintes reações no mercado americano:

  • 62% dos clientes estão aumentando seus orçamentos de contencioso;
  • 74% querem listas de escritórios de advocacia menores e gastarão mais com essas estruturas;
  • Os clientes querem escritórios que provavelmente manterão sua equipe intacta por um longo prazo;
  • 42% dos clientes estão contratando escritórios de advocacia sem concorrência;
  • 41% dos clientes estão reavaliando os escritórios de advocacia para M&A, que é uma das áreas de atuação com maior crescimento para o ano;
  • Os clientes fazem consultas sobre M&A com oito escritórios de advocacia;
  • 1/3 desses clientes são novos, sem prática em M&A, e trazem relacionamentos anteriores.

A empresa de consultoria também relaciona as características do “Advogado Estrela”, um tipo idealizado pelos clientes, que pode servir de referência para compor o perfil do profissional no ano de 2022:

Ágil: se move e muda com base em eventos conhecidos e desconhecidos.
Pragmático: sem tempo para teoria, os clientes dizem que seus pés estão firmes no chão e lidam com a realidade.
Previdentes: olha para o futuro, cria cenários em suas mentes e atua com os clientes de várias maneiras para que estejam prontos para o que vier a seguir.
Olha a floresta e as árvores: fica de olho nos detalhes e no quadro geral, não deixando que um interfira no outro.
Sempre se comunicando: manter os clientes informados é a chave, o silêncio mata a confiança do cliente.
Confiante: não há lugar para dúvidas, ou pelo menos qualquer dúvida para o cliente.
Persistente: qualquer obstáculo é apenas algo a ser superado, e rapidamente.

Em 2019, portanto antes da pandemia, a BTI Consulting divulgou a pesquisa BTI Legal Innovation and Technology Outlook 2019, com os principais tomadores de decisões jurídicas dos Estados Unidos, que revelou 27 necessidades e prioridades dos clientes.

A impressão geral é que a crise sanitária provocada pela Covid-19, que interrompeu o fluxo de negócios, congelou, pelo menos, sete medidas relevantes. São elas:

1. Acesso online a (e armazenamento de) documentos de trabalho e finais 
Os clientes desejam que seus escritórios de advocacia coloquem seus documentos em um local digital seguro e de fácil acesso. Esses clientes desejam ver o produto de trabalho atual e os rascunhos, mas também desejam um histórico. Eles desejam, ainda, convenções de nomenclatura amigáveis ​​ao cliente, que descrevam claramente o conteúdo.

2. Painéis com status de orçamento, cronogramas e KPIs 
Os clientes relatam rotineiramente o desempenho financeiro de seus departamentos e questões selecionadas para os principais responsáveis. Os dias de perseguir escritórios de advocacia por essas informações estão terminando. Os escritórios de advocacia inovadores estão empurrando isso para os clientes e fornecem acesso quase em tempo real em formatos amigáveis ​​ao usuário, também conhecidos como painéis de controle.

3. Acesso remoto ao produto de trabalho por meio de aplicativos e sistemas baseados em nuvem 
Os clientes desejam aplicativos simples de usar para acessar os dados dos itens 1 e 2 acima, assim como fazem em muitos aspectos de suas vidas.

4. Suporte online 
Os clientes querem saber para onde ligar, pois sabem que não é o advogado quem vai ajudá-los a obter auxílio para usar o site do escritório e acessar os dados.

5. Ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento de contratos 
No que poderia ser a primeira adoção real de ferramentas baseadas em IA, Inteligência Artificial, os clientes veem grandes benefícios no uso de software para gerenciar o desenvolvimento de contratos e os contratos existentes.

6. Estratégias de gerenciamento de processos e fluxos de trabalho
Os clientes contam que os benefícios reais em melhorar o processo e o fluxo de trabalho são: melhor qualidade, comunicações mais claras e tempos de ciclo mais curtos. As horas faturáveis ​​reduzidas e a economia resultante são um grande benefício.

7. Ferramentas de inteligência artificial 
Os principais tomadores de decisões jurídicas estão em busca de benefícios em e-discovery e automação de contratos. Outras ferramentas, como pesquisas jurídicas baseadas em IA, podem trazer benefícios, mas os clientes esperam que os escritórios de advocacia adotem essas ferramentas para melhorar a qualidade e o tempo de ciclo. A mensagem principal é ter foco nas atividades e necessidades do dia a dia. A IA torna-se interessante quando atinge as operações diárias.

A dinâmica dos negócios advocatícios não parece dar trégua, portanto se alguns, ou todos, desses pontos ainda necessitam de atenção por parte dos responsáveis pela gestão legal do escritório, vale considerar assumir o que o BTI Consulting Group, que é uma empresa especializada em feedback de clientes de escritórios de advocacia, está prevendo para 2022.

 

André Porto Alegre, CEO da Law Consulting 
Jornalista e publicitário, consultor de empresas, CEO da Law Consulting, especializada em Gestão Legal, idealizador e apresentador do podcast Gesto de Gestão, sobre administração de escritórios de advocacia, e colunista do BizNews Brasil, portal de notícias do mercado. É conselheiro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI).

 

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.