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O poder do site institucional para escritórios de advocacia

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1 de setembro de 2023

Na Era Digital, a presença online se tornou essencial para qualquer negócio que busca destacar-se no mercado. No universo jurídico não é diferente. O ramo da advocacia no Brasil demonstra uma concorrência cada vez mais acirrada, e a confiança no momento de escolher um serviço jurídico pode ser construída a partir de detalhes, como um bom site institucional.

Conforme dados do Google Brasil, durante a pandemia, nove em cada dez brasileiros passaram a pesquisar os serviços de forma online antes de realizarem uma compra. Seja ela digital ou física. No entanto, esse comportamento não foi deixado de lado pelos consumidores após a flexibilização do isolamento.

O que aconteceu foi um aumento no rigor para a tomada de decisão no momento da compra. Ainda de acordo com os dados da plataforma, foi possível perceber que um consumidor passa, em média, por até seis sites antes de tomar uma decisão.

Ou seja, mesmo que a venda de serviços jurídicos não funcione pela lógica de um e-commerce, ter um site institucional tornou-se não apenas uma opção, mas uma necessidade para as bancas que desejam projetar os seus negócios e comunicar seus diferenciais.

O site pode não ser o fator crucial, mas certamente determinará uma primeira impressão sobre a identidade, valores e cultura da banca. A comparação entre um escritório ou outro sempre existirá e essa é uma chance de sair na frente dos concorrentes.

Isso porque, por meio do conteúdo produzido ali é possível encantar o potencial cliente pela primeira vez. Geralmente, quem busca por um site específico de uma banca de advocacia já recebeu uma indicação. Verificar o site será uma das primeiras etapas para se iniciar uma jornada, até que se tornem clientes no futuro.

A partir do momento em que um potencial cliente se depara com um site institucional, ele pode se sentir seguro para dar continuidade ao processo da jornada até a contratação. No entanto, caso o site apresente falhas ou esteja desatualizado, isso poderá causar ruídos no processo de validação.

Dessa maneira, conhecer quais são os motivos pelos quais investir em um site institucional é um diferencial competitivo, pode ser uma jogada estratégica inteligente no momento de executar um bom planejamento de desenvolvimento de negócios.

Transformando cliques no site institucional em oportunidades

A essência do marketing jurídico é criar relacionamentos duradouros por meio da produção de conhecimento. Neste caso, o site institucional pode ser a porta de entrada para esse futuro cliente, já que mais de 165 milhões de brasileiros estão conectados à internet.

Na prática, um advogado corporativo pode encontrar um site em uma plataforma de buscas, se cadastrar na newsletter do escritório e, assim, será alimentado por e-mail com informativos que a banca produz.

Se o site tiver uma página de apresentação da equipe jurídica, este potencial cliente também poderá se interessar em pesquisar o perfil dos sócios no LinkedIn, ou seja, mais uma oportunidade de criar uma conexão.

Essas são apenas duas situações em que o site institucional pode funcionar como uma poderosa ferramenta para a geração de oportunidades. Confira a seguir os seis principais motivos para se investir em um site institucional de advocacia.

  • Construção de uma central de conteúdo 

Um site institucional não deve servir apenas como uma vitrine estática. Atualmente, as bancas de advocacia têm se concentrado em produzir artigos, além de comunicarem sua participação em eventos e outras ações do setor.

Reunir essas informações em um site fará com que o escritório seja o seu próprio hub de comunicação. Nele é possível contar a história do escritório, quais são os serviços prestados, o perfil dos advogados, artigos, prêmios e reconhecimentos, apresentar as redes sociais, e muito mais.

 


Juridcast: Criando uma cultura de produção de conteúdo nos escritórios


  • Diversificação da presença online

As redes sociais desempenham um papel importante na estratégia do marketing jurídico, mas a independência digital é crucial. O site é um terreno próprio, que não depende da entrega determinada pelos algoritmos das mídias.

Ao diversificar sua presença online, combinando um site institucional com uma estratégia social, é possível se conectar com uma audiência mais ampla, além de manter um nível de controle que as redes sociais não podem oferecer.

  • Validador de reputação

A credibilidade de um escritório de advocacia é avaliada de diversas maneiras, inclusive no ambiente digital. Nesse sentido, o site institucional é um validador de reputação. Quando os potenciais clientes pesquisam um escritório de advocacia, um site bem projetado e informativo transmite segurança e profissionalismo.

Por meio das páginas de perfil da equipe, áreas de atuação e casos de sucesso, o site constrói uma narrativa coerente que ajuda a estabelecer uma imagem positiva no mercado. A transparência sobre a experiência e as conquistas da equipe é um diferencial que inspira confiança.

  • Captura de contatos e relacionamento

O site pode funcionar como uma ferramenta de aproximação com potenciais clientes. Por isso, é importante manter um campo de contato ou de inscrição para a newsletter do escritório.

Caso seja do interesse da banca em aumentar a equipe, ter um campo para envio de currículos também pode ser uma boa forma de identificar se o escritório está sendo procurado por novos talentos.

  • Segmentação e análise de dados

O desenvolvimento de negócios na advocacia também passa pelo processo de análise de dados, e o site pode se tornar um ótimo indicador de tendências.

Por meio de ferramentas que verificam o tráfego, como o Google Analytics, é possível coletar dados sobre o desempenho do site, como número de visitantes, páginas mais acessadas e tempo médio de permanência. Isso pode ajudar a otimizar o conteúdo produzido, além de entender melhor o comportamento dos usuários.

  • Fortalecimento da marca

Ao manter um site que reflete a identidade do escritório, é possível reforçar a presença e autoridade da marca. Dessa forma, dificilmente um escritório que construiu um site com base em seus diferenciais será confundido com outra banca do mercado.

O que considerar na hora de construir um site institucional

Construir um site institucional eficaz para um escritório de advocacia exige um planejamento cuidadoso e a consideração de vários fatores-chave.

Para começar, é crucial definir objetivos claros para o site. Isso envolve determinar se o foco está na geração de negócios, na apresentação de serviços, no compartilhamento de conhecimento jurídico ou em outras metas específicas. Estabelecer esses objetivos ajuda a orientar todo o processo de desenvolvimento.

Tão importante quanto o conteúdo, o design do site desempenha um papel fundamental na criação de uma primeira impressão positiva. Um design profissional e responsivo é essencial para garantir que o site seja visualmente atraente e facilmente navegável, independentemente do dispositivo utilizado pelos visitantes.

Ao considerar esses pontos, converse com profissionais especializados na área e comunique quais são os objetivos do escritório com a construção ou reformulação de um site institucional.

Seguindo esses passos, certamente haverá a possibilidade de criar uma plataforma sólida e atraente que ajudará a atrair, envolver e converter potenciais clientes de maneira eficaz.

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