Para que a sua empresa tenha sucesso na estratégia de marketing não basta apenas produzir conteúdo relevante. É preciso, antes de mais nada, construir um bom planejamento das ações com a elaboração de um calendário editorial.
Um calendário editorial é capaz de fornecer a visão do todo. Nele, devem estar contempladas definições importantes para a divulgação, como objetivos, público-alvo, principais métricas, formatos e canais, responsáveis por cada etapa do processo, entre outros.
Sua elaboração é fundamental para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo robusta. Isso ajudará a atrair e conquistar potenciais clientes, além de aumentar a visibilidade e o engajamento da marca.
O calendário editorial ajudará a sua marca a oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo de forma bem estruturada, trazendo resultados significativos para os negócios.
Mas o que é e qual a importância do calendário editorial para a estratégia de marketing da sua empresa? Entenda abaixo!
O que é o calendário editorial?
O calendário editorial pode ser compreendido como um documento no qual a equipe responsável pelo conteúdo da sua empresa criará um cronograma completo para de todo o conteúdo estratégico que será desenvolvido.
Isso vale para a divulgação de posts em redes sociais, criação de anúncios, campanhas de e-mail marketing, público-alvo de cada ação, definição de palavras-chave, lançamento de produtos e serviços e todo e qualquer conteúdo que seja trabalhado pela marca.
Nele, sua equipe definirá onde e quando cada conteúdo irá ao ar, possibilitando um maior controle da comunicação da sua empresa.
Qual a importância do calendário editorial?
Com o desenvolvimento do calendário editorial é possível ter uma visão de tudo o que será lançado pela sua empresa durante um período determinado. Esse processo facilita a produção e a divulgação dos materiais.
Veja alguns benefícios de trabalhar com o calendário editorial:
- Organização e planejamento
- Antecipação e aumento de qualidade
- Controle da estratégia de conteúdo
- Diversidade na produção do tipo de conteúdo e de formato
- Maior possibilidade de análise de resultados
- Comparação de atividades para identificar pontos a serem aprimorados
- Possibilidade de aumentar o número de engajamento com o público-alvo
- Aprimoramento da estratégia de conteúdo
Ao elaborar um calendário editorial sua empresa terá melhores resultados em relação a produção e disseminação de conteúdo, inclusive melhorando a produtividade da equipe.
Como criar um calendário editorial?
O calendário editorial deve ser visto como um sistema de organização e planejamento capaz de trazer resultados que impactarão os negócios da sua marca.
Para criar um calendário, no entanto, não existe uma única fórmula. Todo o processo dependerá dos objetivos de cada empresa, dos canais em que a marca está presente e do tipo de informação que será veiculada.
Algumas dicas, porém, podem te ajudar na hora de começar a planejar o cronograma da sua empresa. Confira:
1 – Escolha uma ferramenta
O primeiro passo é definir em que local a sua empresa construirá o calendário editorial. Isso é importante pois documentará as ações, criando um registro que poderá ser analisado posteriormente, e facilita o compartilhamento entre a equipe responsável.
Uma das ferramentas mais utilizadas pelas companhias é o Google Planilhas. Ao inserir o conteúdo na nuvem, com a utilização do Google Drive, por exemplo, toda a sua equipe terá acesso ao cronograma. Isso contribui para o alinhamento das ações. Caso sua empresa não use os aplicativos do Google é possível criar o calendário em outras ferramentas, como o Excel.
Outra opção é usar o Google Calendar. Por meio dele é possível criar eventos para cada uma das postagens e convidar outras pessoas da equipe para acessar. Uma das principais vantagens dessa ferramenta é o fato receber alertas no dia e horário em que a publicação deve ser feita.
Você também pode optar pela utilização do Trello, uma plataforma de gerenciamento de projeto. De fácil utilização, a ferramenta permite a criação de quadros, listas e cartões personalizados para diferenciar cada tipo de conteúdo. Você pode incluir sugestões de pautas, imagens, referências, além de criar um monitoramento de cada post. É possível, ainda, criar quadros de checklist. Dessa forma, toda a equipe saberá o que precisa ser feito e o que já foi realizado. O Trello disponibiliza diversos recursos em sua versão gratuita.
2 – Defina a estratégia
Com a ferramenta definida é a hora de planejar o conteúdo e dar início ao registro no seu calendário.
Para isso é importante estabelecer uma série de definições, como:
- Frequência das publicações
- Datas e horários
- Profissionais responsáveis por cada etapa
- Formato do conteúdo (Blog, redes sociais, e-book, vídeos etc.)
- Público-alvo de cada postagem
De forma prática, vamos imaginar que a sua empresa divulgará o lançamento de um novo produtor voltado à tecnologia. No calendário editorial, devem constar as seguintes informações:
A campanha de lançamento será veiculada por um período de um mês.
Serão publicados posts no blog da empresa e nas redes sociais. As publicações serão feitas duas vezes por semana.
A linguagem dos posts deve ser direcionada para público da empresa: jovens, de 20 a 45 anos, que trabalhem com tecnologia.
Deverão ser produzidos um texto de até 500 palavras para o blog e oito posts de até 200 caracteres para as redes sociais. Serão utilizadas imagens atrativas, com a identidade visual da empresa.
O primeiro post será sobre o lançamento do produto. O segundo sobre a importância de adquirir o produto. O terceiro sobre os benefícios do produto, e assim por diante.
Cada post será impulsionado por um valor X.
Cada etapa (texto, imagem, publicação, impulsionamento) terá um responsável.
Dessa maneira, ao olhar para o mês, toda a sua equipe saberá, com antecedência, o que cada área deve fazer. Após o período estipulado, você conseguirá analisar os resultados e comparar com outros períodos a fim de identificar quais foram os pontos fortes e fracos da sua estratégia.
3 – Aponte os canais de divulgação
Você pode criar diferentes tipos de conteúdo. Seja para blogpost, redes sociais ou e-mail marketing, seu calendário editorial deverá conter todas as informações necessárias para cada plataforma.
É importante registrar o canal em que o seu conteúdo será veiculado e o detalhamento de cada publicação. Se a sua empresa fará posts em redes sociais é importante definir qual rede social será trabalhada, o dia e horário em que o post deve ir ao ar, entre outras especificações, por exemplo.
No caso de envio de e-mail marketing, seu calendário deve conter o assunto do e-mail, a plataforma por onde será disparado, a segmentação do mailing de pessoas que deverão receber o conteúdo, dia e horário do envio etc.
4 – Acompanhe os resultados
É importante ter em mente que o calendário editorial pode trazer resultados internos e externos. Mantê-lo atualizado e seguir o cronograma com eficácia pode ser um indicador da organização, responsabilidade e produtividade da sua equipe.
Além disso, você pode mensurar os seus resultados e acompanhar quais estratégias para o público externo funcionaram ou não durante o período para o qual o calendário foi elaborado e ajustar com o passar o do tempo.
Agora que você já entendeu a importância de construir e planejar as ações de comunicação da sua empresa, que tal explorar estratégias e montar um calendário editorial para obter mais sucesso no marketing da sua marca?