Pesquisar

O que é geomarketing e como utilizá-lo

Por

21 de março de 2023

De maneira simplificada, o marketing de geolocalização, ou geomarketing – como também é conhecido –, é uma metodologia que utiliza a localização de usuários para aprimorar e otimizar campanhas digitais com o objetivo de alcançar o público-alvo desejado.

Por se basear em dados de localização, o geomarketing faz uso de recursos tecnológicos como o GPS, Big Data e até mesmo Inteligência Artificial (IA). Ao utilizar essas soluções, as organizações conseguem identificar onde o seu público está e quais são os seus comportamentos e hábitos de consumo.

Ao configurar uma campanha nas plataformas da Meta (que contempla redes como Facebook e Instagram), por exemplo, é necessário definir a audiência que a página deseja alcançar com determinado anúncio. Nesta etapa, o geomarketing entra em ação, verificando os dados de localização dos usuários para direcionar as campanhas patrocinadas.

Mas não para por aí: o geomarketing é segmentado em várias partes, e pode, inclusive, ser utilizado de maneira offline, como ocorre com as já conhecidas pesquisas demográficas.

Além disso, existem diversas ferramentas e soluções que auxiliam na implementação deste tipo de otimização.

Geotargeting

O Geotargeting é o método mais comum de utilização dos dados de localização dos usuários, pois ele mapeia os IPs por localização geográfica, fornecendo dados de endereços frequentados regularmente ou visitados recentemente. Em plataformas como o Google e o Facebook ADS, esta ferramenta é utilizada na segmentação de público. No Google, por exemplo, é possível criar uma campanha específica para cada região do país, baseando-se nos hábitos de navegação de cada público.

Check-in

O check-in é uma funcionalidade das redes sociais que permite que o cliente publique onde ele está naquele momento. Uma jogada de marketing muito utilizada por empresas é o uso da ferramenta para acesso gratuito à rede wi-fi, por exemplo. Nesses casos, quando o cliente tenta se conectar à rede, ele é incentivado a realizar uma postagem com check-in no local, o que propicia ao estabelecimento ter um alcance aumentado pelos seguidores do perfil.

Geotagging

Geotagging é uma ferramenta parecida com o check-in, que permite que os usuários marquem uma localização em suas publicações. A funcionalidade costuma ser mais utilizada no Instagram, marcando presença nos stories e nas postagens do feed, e possibilita que o usuário marque cidades, países ou um estabelecimento, desde que a empresa tenha esta localização registrada.

Geofencing

Algumas empresas utilizam o geofencing para captar novos leads. Esta ferramenta trabalha com informações bastante detalhadas sobre a localização do usuário. Com ela, é possível disparar notificações assim que um usuário entrar em um raio pré-determinado de distância de uma localização. É através desta funcionalidade que o Google, por exemplo, envia avisos sobre o trânsito na região para os usuários.

Esta área também pode ser chamada de “área de influência”, e existem três tipos de áreas de influência, que são definidas de acordo com a proximidade do usuário com a localização do estabelecimento: a primária comporta 50 a 70% dos usuários que visitam a unidade em questão, a secundária engloba 20 a 30%, e, por fim, a terciária, que compreende 10 a 20% dos negócios e usuários.

Beacons

O beacon está mais para um equipamento do que para uma ferramenta. Similar ao Geofencing, este dispositivo permite enviar notificações via Bluetooth para os usuários que entram na área de alcance do aparelho. Se um usuário entrar na sua área de alcance com o Bluetooth ativado, ele poderá receber notificações específicas configuradas pela empresa.

Sites personalizados

Alguns sites costumam pedir acesso à localização do usuário em seu primeiro acesso. Mas, mais do que apenas uma estratégia para coleta de cookies, este acesso permite uma personalização mais eficiente dos resultados para as buscas realizadas no site.

Benefícios do marketing de localização

Existem diversos benefícios em trabalhar com o geomarketing, afinal, as campanhas de localização são uma excelente maneira de trabalhar com o SEO local e conhecer melhor o seu público-alvo.

A técnica de marketing por geolocalização pode ser uma ferramenta para complementar as campanhas patrocinadas e proporcionar um aumento de leads bem-sucedidos quando bem aplicada.

Segmentação do público

O principal benefício de trabalhar com o marketing de geolocalização é a possibilidade de segmentação do público-alvo, o que gera campanhas mais assertivas e personalizadas, que podem converter mais leads qualificados do que uma campanha mais “genérica”.

Graças à segmentação do público, é possível identificar os principais pontos de circulação e interesse da persona, além de trabalhar com a localização exata do público em tempo real.

Fidelização de clientes

Conseguir dados sobre o público-alvo é muito importante para entender o comportamento e as intenções de consumo. A partir delas, é possível fazer um direcionamento mais assertivo das ações, e o número de conversões tende a ser maior.

As estratégias de marketing de intenção contribuem, ainda, para o relacionamento entre a marca e o cliente, com uma base de confiança e conexão para fidelizá-lo.

Novas audiências

As campanhas mais personalizadas tendem a ampliar a geração de leads qualificados. Ao eliminar barreiras físicas, é possível alcançar novas audiências, chegando em pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar de seus serviços.

Quando um usuário utiliza as funcionalidades de check-in ou o geotagging para marcar um estabelecimento em suas redes sociais, o círculo de seguidores deste usuário terá acesso à esta localização, mesmo as pessoas que ainda não conhecem a empresa, gerando aumento orgânico do alcance do perfil, e pode trazer potenciais clientes.

Aumento do ROI

O ROI é o Retorno sobre Investimento, e outro benefício que os anúncios segmentados pela geolocalização podem oferecer é o aumento deste índice. Ao alcançar o público-alvo mais qualificado para a empresa, a tendência é  apresentar melhores resultados em suas taxas de conversão e, consequentemente, retornos mais altos.

Redução de custos

Ao direcionar as campanhas para um público mais qualificado, seu escritório pode reduzir os custos com campanhas e ações mal implementadas, uma vez que o geomarketing permite que você conheça melhor seu público-alvo, aumentando o potencial de conversão de negócios.

Marketing de geolocalização e o mercado B2B

O geotargeting pode ser utilizado de diversas formas no mercado Business to Business, ou seja, empresas que trabalham, majoritariamente, com a prestação de serviço para outras empresas. Uma dessas maneiras é a veiculação de anúncios específicos durante uma conferência empresarial, por exemplo. Através das técnicas de marketing de localização, é possível atingir públicos específicos, como os participantes do evento.

Mas há, ainda, mais três áreas primárias nas quais o marketing de geolocalização, por meio do geotargeting, pode ajudar no marketing B2B:

Percepção dos clientes

As ferramentas de geotargeting coletam dados dos usuários, que são transformados em insights dos hábitos de compra e consumo dos clientes. Com um entendimento mais aprofundado desses dados, é possível otimizar a personalização dos anúncios e reduzir os ciclos de negócios.

Ganho de insights da concorrência

O geotargeting também ajuda a construir análises competitivas, fornecendo insights externos sobre o mercado competitivo e, na maioria dos casos, os dados coletados são utilizados para informar aos escritórios quem são sua verdadeira concorrência em um local específico, e como o seu desempenho no marketing vem se comparando com a concorrência.

Personalizações simples e eficazes

As personalizações que podem ser realizadas com o geotargeting são bastante simples de serem aplicadas, mas permitem personalizações poderosas para veicular anúncios personalizados em cada região de maneira simultânea.

Além disso, as campanhas de geotargeting podem ser otimizadas e ajustadas à medida em que são realizadas. Desse modo, quando uma campanha começa a gerar um retorno positivo em um determinado local, os investimentos podem ser aumentados nesse território para gerar mais leads. A mesma lógica se aplica, também, às redes sociais em que o anúncio apresenta melhor desempenho.

É de fundamental importância, no entanto, ressaltar que independentemente da metodologia e das ferramentas utilizadas, a elaboração de estratégias para o marketing de geolocalização devem estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em suma, é seguro afirmar que, dentro dos parâmetros legais, o seu escritório só tem a ganhar com a implementação do geomarketing.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.