O estudo In Brands We Trust , da Edelman, agência global de relações públicas, revelou que vender bons produtos e serviços pode não ser mais o suficiente para uma marca conquistar a preferência dos consumidores. Mas, afinal, o que os clientes esperam de uma marca?
Os clientes desejam que as empresas se envolvam em questões de interesse público que não estejam ligadas diretamente ao seu negócio. E o que isso significa na prática?
A pesquisa, realizada em oito países, que inclui o Brasil, mapeou o sentimento dos consumidores em relação a marcas, governos, ONGs e mídia.
Entre os fatores considerados fundamentais na decisão de compra de uma determinada marca, a confiança na postura da empresa só perde para qualidade e custo-benefício. Como o preço e a qualidade são unanimidade entre os consumidores, o posicionamento da marca pode ser o fator determinante na decisão de compra.
Entre os dois mil brasileiros entrevistados, o estudo aponta que 91% dos consumidores querem confiar que a marca consumida “fará o que é certo”.
Dentre os pontos destacados na pesquisa que influenciam a percepção do cliente estão:
- Envolvimento em questões sociais
- Políticas de redução de impacto ambiental
- Relações responsáveis com colaboradores e fornecedores
- Reputação da marca entre seus conhecidos
O In Brands We Trust também revela que 65% dos entrevistados acreditam que as empresas usam causas sociais apenas como estratégia de marketing, mostrando que é importante apoiar ativamente e se posicionar de maneira consistente sobre questões relevantes para a sociedade.
Quanto maior a confiança em relação a marca, maior é a predisposição de consumi-la ou contratá-la, realizar compras recorrentes e até mesmo pagar mais caro.
Para as empresas, se envolver com questões de interesse público não é mais uma tendência ou modismo, é um caminho obrigatório.
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