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O TikTok no marketing jurídico: uma estratégia inovadora

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21 de junho de 2024

O TikTok, atual gigante das redes sociais, foi lançado pela empresa chinesa ByteDance em setembro de 2016. Inicialmente conhecido como Douyin, o aplicativo só foi projetado internacionalmente em sua versão atual em setembro de 2017. Desde então, sua ascensão meteórica começou a ganhar destaque global, conquistando milhões de usuários com sua proposta inovadora e acendeu uma questão: dá para usar o TikTok no marketing jurídico?

O aplicativo proporcionou uma plataforma única para a criação e compartilhamento de vídeos de curta duração, muitas vezes acompanhados de efeitos especiais e trilhas sonoras cativantes. Essa abordagem original rapidamente conquistou o público mais jovem, resultando em uma explosão de popularidade.

O potencial de alcance do TikTok é tão sedutor que não é apenas o público adolescente que aderiu à tecnologia. O mundo corporativo também já enxerga na plataforma uma maneira de ampliar a sua comunicação. Este é o caso de advogados e advogadas de grandes firmas internacionais, que têm utilizado o TikTok e obtido resultados interessantes, como relatado em uma matéria da Bloomberg.

O estudo de caso revela que enquanto alguns escritórios de advocacia, como o Fox Rothschild, reconhecem e apoiam a presença nas redes sociais de seus associados, outros enfrentam desafios, como Eni Popoola, ex-associada da Cravath, Swaine & Moore, que deixou seu emprego para se tornar blogueira de beleza e entrou em conflito com sua antiga banca devido a parcerias remuneradas com o TikTok.

Nesse cenário, por mais que a rede social já tenha batido a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo, a dúvida sobre a relevância do TikTok para escritórios de advocacia é compreensível, considerando suas características distintas. Entretanto, há motivos convincentes para considerar essa plataforma um instrumento engenhoso no marketing jurídico.

Os números do TikTok

O potencial de crescimento do TikTok é algo notável. Desde o seu lançamento, a plataforma já acumulou mais de 3 bilhões de downloads e alcançou 33% de todos os usuários de redes sociais conectados. Outra estatística revela que, dos 4,8 bilhões de usuários da Internet ao redor do mundo, 21% passaram a usar o aplicativo. E tudo isso em menos de quatro anos.

Para se ter uma ideia, plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo, levaram cerca de uma década para conseguir uma base de usuários dessa magnitude. Outro fator que chama a atenção é o quanto os usuários se conectam ao conteúdo. O TikTok foi considerado como a rede social com o maior engajamento, chegando a apresentar quase 11 minutos de duração média em cada sessão.

No cenário digital brasileiro, o TikTok também se firmou como uma força incontestável. Com 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais ativos no Brasil, segundo o DataReportal, a plataforma de vídeos curtos se transformou em um fenômeno cultural que não pode ser ignorado.

Desembarcando por aqui em 2018, o TikTok abriu seu escritório de representação em São Paulo no ano seguinte. Contudo, foi apenas em 2020 que a plataforma realmente conquistou o coração dos brasileiros, oferecendo uma experiência dinâmica e acessível que ressoou em uma audiência ávida por conteúdo inovador.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box revelou que seis em cada dez dos entrevistados admitiram que eram resistentes ao utilizar a plataforma, mas que acabaram se tornado usuários ativos. Desses, 36% acessam o TikTok diariamente e 11% mantém o aplicativo aberto constantemente. Mas o que torna a rede social tão irresistível para os brasileiros?

A pesquisa destaca que 57% dos entrevistados utilizam a rede social para acompanhar as postagens de pessoas, influenciadores e profissionais que admiram, enquanto 48% costumam interagir com contas de familiares e amigos. Contudo, as empresas têm espaço garantido. Cerca de 41% afirmou usar o TikTok para acompanhar suas marcas favoritas. Nesse sentido, a plataforma se torna um terreno fértil para estratégias de marketing inovadoras.

Agora, o desafio para as marcas, e também para os escritórios de advocacia, é abraçar esse potencial, criando conteúdos envolventes que ressoem com a audiência diversificada do TikTok. Em um ambiente onde a criatividade reina, as possibilidades são vastas, e as bancas que souberem capitalizar essa oportunidade abrirão portas para uma nova maneira de se conectarem com clientes em potencial.

O TikTok no marketing jurídico

Embora inicialmente associado a um público mais jovem, o TikTok tem experimentado uma mudança demográfica significativa. A presença crescente de usuários mais maduros abre portas para escritórios de advocacia atingirem diferentes faixas etárias e colocarem em prática estratégias do marketing de influência.

As famosas “dancinhas”, antes vistas como o único tipo de material disponível na plataforma, já não é mais o conteúdo considerado como a vitrine da rede social. O TikTok expandiu sua base de usuários, atingindo pessoas que estão em busca de algo dinâmico e inteligente. Com isso, os tutoriais educativos já aparecem em segundo lugar entre os formatos predominantes na elaboração dos vídeos.

Para os advogados e advogadas que queiram se aventurar nesse tipo de produção de conteúdo, o passo inicial é a simplicidade. Deixar o “juridiquês” de lado e manter uma linguagem que seja mais compreensível pode ser determinante no momento de cativar o público-alvo.

A seguir, algumas dicas do que é possível criar para disponibilizar no TikTok:

Humanização da marca do escritório: mostrar o lado humano do escritório pode gerar uma identificação com clientes em potencial. É possível compartilhar histórias, conquistas e até mesmo momentos descontraídos para criar uma conexão emocional.

Educando de forma criativa: utilizar vídeos curtos para explicar conceitos jurídicos de maneira clara e criativa, aproveitando os recursos da plataforma, como música de fundo e efeitos visuais, para tornar o conteúdo mais atraente.

Responder a perguntas comuns: criar vídeos abordando perguntas comuns que as pessoas têm sobre questões legais pode demonstrar expertise e ajudar a construir confiança com seu público.

É possível encontrar alguns perfis de profissionais do Direito no TikTok que já acumulam mais de um milhão de seguidores, e que podem servir como inspiração para quem busca uma linha de produção. As questões que mais ganham engajamento na plataforma dizem respeito, principalmente, às áreas de Direito do Consumidor, Trabalhista e Família.

Um exemplo é a advogada Fayda Belo, especialista em crimes de gênero, Direito Antidiscriminatório e feminicídios. Em seu perfil, Fayda comenta casos que surgem dentro de sua expertise, além de responder a perguntas enviadas por seus 1,8 milhão de seguidores.

Já voltado para a especialidade trabalhista, o advogado Alexandre Ferreira encontrou no TikTok um espaço para responder a dúvidas de usuários da plataforma e comentar questões de sua área de atuação. Seu perfil já ultrapassa os 1,3 milhão de seguidores.

Essas são ações simples, mas que podem chamar a atenção de quem busca por vídeos informativos e de qualidade no TikTok. É interessante lembrar que boa parte dos escritórios de advocacia já entendem a importância de firmarem uma presença digital.

No entanto, a grande maioria está no Facebook, Instagram, ou no tradicional Linkedin. Isso quer dizer que a concorrência nessa rede social ainda é menor, revelando uma oportunidade de destaque para bancas que não tenham medo de investir na produção de conteúdo. Cabe entender como, e se o TikTok se encaixa na cultura e na maneira do escritório se comunicar.

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