Cerca de cinco dias após o seu lançamento, o Threads, rede social conectada ao Instagram que é concorrente direta do Twitter, já havia conquistado mais de 100 milhões de usuários, sendo os primeiros 30 milhões alcançados em menos de 24 horas.
Com essa explosão não demorou muito para que as marcas começassem a explorar esse novo universo. Por enquanto, a rede social, que promove interações baseadas em texto, não possui formatos comerciais definidos. Mas isso não impediu que empresas e anunciantes testassem a performance das já conhecidas “publis” neste ambiente. Assim, no primeiro dia já foi possível encontrar influenciadores promovendo marcas.
O diferencial do Threads
A nova rede social da Meta apresenta uma grande semelhança com o Twitter. Tanto que o advogado da rede de Elon Musk, Alex Spiro, enviou uma carta à Mark Zuckerberg, presidente-executivo da proprietária do Threads, ameaçando processar a empresa.
No texto, Spiro acusa a Meta de contratar ex-funcionários do Twitter e utilizar o acesso deles aos “segredos comerciais e outras informações altamente confidenciais” para criar a rede social rival, afirmando que “o Twitter pretende fazer cumprir rigorosamente os seus direitos de propriedade intelectual”.
Fora da esfera jurídica, o público também está tentando entender quais são os diferenciais do Threads e se a rede fará sucesso a longo prazo.
Especialistas apontam que a conexão com o Instagram é a principal vantagem da Meta, já que, como mencionado por influenciadores e celebridades, o Twitter havia se tornado um ambiente tóxico.
Assim, parece ser um desejo comum que o Threads seja capaz de promover interações mais pacíficas e amigáveis, algo que deve ser impulsionado pelo vínculo direto com o perfil na maior rede social da Meta.
Para as empresas, contudo, o formato comercial a ser adotado na nova plataforma será o principal indicador da relevância, ou não, de investir em anúncios nela. Zuckerberg já confirmou que os desenvolvedores seguem trabalhando no aplicativo e que novidades devem chegar em breve. O sistema de anúncios deve estar entre as primeiras delas.