A crise sanitária causada pelo coronavírus alterou consistentemente os hábitos de consumo dos brasileiros. Para entender essa mudança, o Google encomendou duas pesquisas sobre o tema: enquanto a pesquisa promovida pela Offerwise ouviu dois mil brasileiros que haviam feito ao menos uma compra online entre julho/2022 e janeiro/2023, o estudo da Ipsos consultou 3.700 cidadãos entre os meses de outubro/2022 e janeiro/2023.
Os dois levantamentos identificaram um crescimento de 82% nas compras online desde o início da pandemia, com alguns produtos sendo comprados pela primeira vez, como itens de limpeza (47%), alimentos e bebidas (47%), medicamentos (46%) e produtos para pets (45%).
Além do levantamento dos principais itens, o estudo também avaliou as formas de pagamento e descobriu que 65% da amostragem ouvida tem a expectativa de usar mais o Pix para realizar compras, seguidos pelas carteiras digitais (47%), cartões de crédito (41%) e débito (36%). Ainda, 51% das pessoas consultadas esperam que novas soluções de meios de pagamentos surjam nos próximos anos.
Apesar disso, o tempo total gasto na jornada de compra online não contou com grandes alterações: em 2022, 64% do tempo dos brasileiros na internet foi destinado à pesquisa para compras de Natal, 2% a menos do que em 2021.