Rhaira Lopes Cantarelli | Analista de Marketing e Business Development
As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da Agência Javali.
A gestão das redes sociais em um escritório de advocacia é uma tarefa complexa se comparada a empresas, pois exige agir em conformidade com a ética que, como bem sabemos, é exigida pela profissão.
Compreender a utilidade das redes sociais e entender que cada uma possui um público, um modo de transmitir a mensagem e, inclusive, configurações de imagens e textos que devem ser respeitadas para que a publicação não fique disforme.
Ainda, o que nos deixa um pouco desnorteados quando entramos neste mundo e o que com certeza não nos é ensinado em nossos extensos cursos é, justamente, que não podemos nos tornar “marketeiros” propriamente ditos. Quando se fala em Marketing Jurídico, é necessário agir com discrição ao utilizar as ferramentas a favor dos escritórios, para que não se tornem uma dor cabeça ao invés de um benefício. O Código de Ética e o Provimento 94/2000 são claros em relação a isso:
“É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar”.
Sim, é um desafio, principalmente para os recém-formados, ávidos pelo uso das redes sociais que gerarão métricas e se transformarão na venda de um produto de forma clara e objetiva. O que não é o caso em nosso ramo.
Precisamos, primeiro, compreender nosso público, realizar pesquisas e verificar dentre todas as redes sociais qual melhor atenderá.
Um exemplo que podemos dar é o público do Agronegócio que, em sua maioria, utilizam Instagram e Facebook, pois, neste caso, muitas vezes não estamos falando apenas de empresas e sim de pessoas físicas que não ficarão atentas ao LinkedIn, mas sim, a redes menos formais.
Já no LinkedIn, que é uma rede social criada para negócios, e que foca justamente em gerenciar a identidade profissional de pessoas e empresas, podemos dizer que é um público já com foco prévio que tem o intuito de expandir networking e embarcar em novas transações de cunho comercial.
Dito isso, e já acordados em relação ao público que queremos atingir, como podemos transformar as redes sociais em ferramentas benéficas para o escritório?
Mostrando conhecimento
Ao criar um artigo se posicionando como autoridade no assunto, conseguimos mostrar a expertise que possuímos. É o famoso “marketing indireto”, onde apresentamos ao público todo o conhecimento que temos em determinado assunto. Desta forma, fortalecemos a imagem do escritório perante a comunidade.
Strateegia, strategi, stratégie
Tenha em mente que, ao criar uma estratégia de postagens, o escritório está dando voz não só aos serviços oferecidos, mas, também, está definindo uma cultura de trabalho dentro de um local. Local este que abrange várias pessoas, de vários grupos étnicos, que querem (e devem!) se sentir representadas em posts que sairão diretamente das postagens – afinal, não há barreiras geográficas na internet.
Por isso é tão importante definir uma estratégia de postagens, reels, artigos e o que mais será transmitido, literalmente, a todo mundo.
Prospecção e relacionamentos duradouros
Já falamos como mostrar conhecimento nas redes sociais é benéfico, mas explorando um pouco mais, quando essa expertise é bem direcionada, conseguimos atingir potenciais clientes e reter aqueles que já conhecem nosso trabalho. Afinal, quando abordamos temas de interesse e demonstramos qualidade na execução de um trabalho, conseguimos atrair olhares, pessoas e negócios, além de manter aqueles que já nos conhecem ainda mais interessados em nosso trabalho, como um lembrete “estamos aqui e nos preocupamos”.
É importante mencionar que as redes sociais são usadas dentro de um contexto muito maior que envolve todo o plano que deve ser desenvolvido pelos profissionais de Marketing do escritório. Não basta criar uma página e “iniciar os trabalhos”, pois este trabalho irá influenciar muito dentro da banca e irá envolver muitas outras áreas.
É essencial ter em mente que o perfil profissional do escritório será transmitido para todos, 24 horas por dia e sete dias por semana, globalmente. Ou seja, é, sim, um trabalho de muitas mãos, cabeças e teclas.
Rhaira Lopes Cantarelli | Analista de Marketing e Business Development
Rhaira possui experiência em Comunicação e Marketing com atuação 360°, com foco específico em Marketing Jurídico. Atua em escritórios de advocacia há nove anos e possui vasto conhecimento acerca das complexidades que envolvem o universo das bancas.
É graduada em Comunicação Social – Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi e atualmente cursa pós-graduação em Gestão Empresarial pela ESPM.