A mais recente edição do Relatório de Transparência do Mercado Livre, publicado semestralmente pela companhia, apontou que os usuários brasileiros são os que mais demandam informações ou acesso à gestão de seus dados pessoais cadastrados na plataforma.
Com mais de 73 mil solicitações para exercer o que a plataforma chama de “Direitos ARCO” (Acesso, Retificação, Cancelamento e Oposição), o Brasil representa 67% de todos os pedidos feitos na América Latina entre janeiro e junho de 2022, superando de longe o segundo e o terceiro colocados – Argentina, com quase 19 mil reivindicações, e México, com pouco mais de 11 mil demandas.
Segundo Samanta Oliveira, gerente sênior de Privacidade de Dados do Mercado Livre, “os brasileiros identificaram uma maior necessidade e viram o quanto essa gestão de dados contribui para a segurança dos muitos serviços digitais que consome”.
Ricardo Lagreca, diretor jurídico sênior da companhia, completa que o relatório divulgado regularmente pelo Mercado Livre contribui com o crescimento dessa tendência. “Além de fazer o que é certo, colaboramos para estabelecer uma cultura de transparência baseada na confiança”, afirma Lagreca.
O relatório completo pode ser acessado aqui.