Em entrevista ao Meio & Mensagem, o diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin, Javier Piñol, contou como a empresa está se preparando para oferecer novos recursos para criadores e consumidores de podcast.
Para começar, Piñol acredita que o crescimento exponencial do podcast nos últimos quatro anos se deve a três fatores:
- consumidores que querem fazer várias atividades significativas ao mesmo tempo;
- criadores procurando novas formas de se expressar, e, claro;
- o período pandêmico que não só aumentou o tempo livre que as pessoas tinham como mostrou a importância de usá-lo sabiamente.
Por isso, o diretor acredita que o recurso está cada vez mais perto de se tornar um mainstream (objeto comum/convencional do dia a dia das pessoas). Não apenas isso, mas ele acredita que o crescimento da ferramenta impulsionou o surgimento de uma nova mídia, que ele gosta de chamar de Vodcast. “Nos Estados Unidos, percebemos que dar a possibilidade de o consumidor ver a real expressão fácil do criador […], tem um valor para o consumidor. […] Esses são vídeos que podem ser assistidos com olhos fechados”, afirma Piñol.
Por isso, possibilitar a publicação desses vídeos no Spotify – e o compartilhamento com outras plataformas como o Instagram e o TikTok – é um dos projetos em andamento da empresa.
Além disso, o Spotify pretende investir mais na personalização para oferecer uma experiência única a cada consumidor e criador, ampliar a cobertura do Spotify Academy para ajudar no aprendizado dos criadores e aumentar o leque de ferramentas de monetização para apoiar todo e qualquer método de criação.
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