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Tiktok, a rede social do momento

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25 de outubro de 2022

Geralmente, quando falamos em TikTok, a maioria das pessoas pensa, de imediato, naqueles vídeos curtos, engraçados e populares, sem uma ideia exata dos patamares já alcançados.

Originalmente, é de fato um aplicativo para iOS e Android para criar e compartilhar vídeos curtos. Costumava ser potencialmente usado como meio de entretenimento, mas essa característica mudou.

O TikTok foi lançado em setembro de 2016, pela chinesa ByteDance, inicialmente denominado Douyin. Chegou ao Brasil em 2018, abriu o seu escritório de representação em São Paulo em 2019 e se popularizou no Brasil, consolidando o seu sucesso a partir do ano de 2020.

A rede, hoje, possibilita negócios e promove marcas, produtos e serviços, presta apoio educativo, exerce sua responsabilidade social, entre outras atividades e possibilidades de expressão da criatividade em comunicação, publicidade e marketing, tendo como maior atrativo o seu potencial de alcance e viralização.

TikTok em números

Em um estudo realizado pela consultoria especializada Sensor Tower, o número de downloads do TikTok foi 20% maior que o do Facebook em 2021. No 1º trimestre de 2022, o aplicativo foi o mais baixado nas lojas da Apple e Google, com mais de 175 milhões de downloads. (Época Negócios, 2022; Índices Bovespa, 2022)

Em janeiro de 2022, o TikTok registrou 1 bilhão de usuários ativos por mês, o equivalente a 14% da população mundial. Popularizou-se e atingiu um enorme potencial de alcance de visualizações, bastante oportuno para as vendas dos negócios de pequeno porte, principalmente.

“Uma pesquisa conduzida pela Nielsen em 2021 mostra que 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos dentro da plataforma.

O levantamento revelou também que 73% deles acham que a publicidade no TikTok é única e diferente; mais de 70% querem saber mais sobre itens anunciados; 72% têm interesse em aprender mais sobre o produto ou marca ao ver um anúncio na plataforma e um em cada três comprou algo que não estava considerando antes.” (TikTok/Sebrae, 2022)

Estatísticas mais relevantes: perfil dos usuários TikTok no Brasil

  • 59% são mulheres; 39% são homens; e 2% outros;
  • 66% dos usuários têm menos de 30 anos (muitos têm entre 16-24 anos);
  • 1 bilhão de usuários ativos;
  • Brasil – 2º país que mais usa o TikTok no mundo;
  • Mais de 10% do número total de downloads do app é representado pelo Brasil;
  • Brasileiros passam cerca de 5,4 horas por dia no TikTok;
  • 35% dos usuários reduziram o tempo de consumo da TV desde que baixaram o TikTok;
  • 25% dos usuários buscam ou compram um produto imediatamente depois de vê-lo na rede social;
  • 38% dos brasileiros já compraram algo a partir de um anúncio visto na plataforma;
  • Vídeos com a hashtag #pequenosnegocios tiveram 194 milhões de visualizações;
  • 33% dos anúncios que apresentam a maior taxa de visualização são anúncios em que uma pessoa olha diretamente para a câmera
    Fonte: Shopify (2022)

“Plataforma de experiências criativas, positivas e autênticas, o TikTok já se tornou parte da estratégia de marketing de empresas no mundo todo.

Desde o lançamento do TikTok For Business no Brasil, grandes marcas passaram a ampliar ainda mais seu engajamento na plataforma e se conectar de forma única com a comunidade e com seus públicos, a partir de soluções simples e inovadoras.” (TikTok for Business, 2021).

De passatempo a incubadora cultural e geração de renda

O que originalmente começou como um aplicativo centrado em danças, cenas do cotidiano, vídeos engraçados voltados para adolescentes, que antes servia como passatempo, para diversão apenas, conta hoje com a presença de empreendedores e empresas públicas e privadas, fazendo negócios e gerando renda.

A rede conecta pessoas, marcas, produtos, serviços e propósitos multifacetados – notícias e atualizações de última hora, ações coletivas, política, entre outros assuntos e fins.

De acordo com o relatório 2021 Video Benchmarks da Vidyard, os tipos mais comuns de vídeos de negócios são demonstrações de produtos, seguidas de instruções e explicações – vídeos que vão de cultura a subcultura, tornando o TikTok uma incubadora cultural, de criadores e influenciadores.

Encontramos muitas comunidades de nicho, tais como:

  • #FoodTok – marcas do segmento de alimentos e bebidas;
  • #TikTokMúsicas – popularizando músicas que ganham visibilidade em número de streams. Muitos cantores estão se utilizando desse canal, gerando conexões;
  • #TikTokModa – novos estilos viralizam e são vendidos na mesma hora no e-commerce, além de serem disponibilizados em todas as lojas físicas;
  • #TikTokTerapia – no TikTok Therapy fala-se sobre traumas, emoções e terapia;
  • #BookTok – definindo e alterando os hábitos de leitura – os usuários falam sobre livros;
  • #FinTok – educação financeira e investimentos – influenciadores falam sobre finanças

Empresas abraçam o espírito criativo e comunicacional do TikTok

As empresas estão aderindo ao TikTok, inovando para alcançar seu público-alvo, de maneira fluída, orgânica, refletindo-se em conversão de vendas, especialmente com recursos disponíveis no TikTok for Business.
Muitas outras empresas estão no TikTok, por exemplo: OLX, Bauducco, Monange, TIM, Shopify, QuintoAndar, Sebrae, Disney, Antarctica.

O Supremo Tribunal Federal (STF) criou uma conta oficial no TikTok com o objetivo de “ampliar os canais de comunicação com a sociedade e aproximar novos públicos do dia a dia da Corte”.
“A ideia é que a conta institucional divulgue informações acerca de decisões da Corte e do funcionamento do Judiciário de forma criativa e acessível”.

O projeto “STF no Tiktok” venceu o XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Mídia Social.
Disputou o troféu com os projetos “Sacadas Engenhosas”, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e “Cobertura Multiplataforma do Júri da Boate Kiss”, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

“A premiação é um marco, que sinaliza o reconhecimento de um trabalho coletivo de aproximação do STF com o público geral, principalmente o mais jovem” (Fábio “Bito” Teles, coordenador de Multimeios da Secretaria de Comunicação do STF). (STF, 2022).

“O Tribunal também conta com canais oficiais no Instagram, no Facebook, no YouTube e no Twitter, onde tem mais de 3 milhões de seguidores e milhões de visualizações de seus posts todos os meses.”, informa o STF.

Possibilidades para o B2B

Como podemos ver, não há barreiras para as empresas se comunicarem com o mercado, com o seu público-alvo, conquistar novos públicos, por meio de uma nova forma de se expressar.

Ter uma conta corporativa ou um perfil profissional no TikTok – seja na categoria moda, gastronomia, educação, beleza, jogos, ONG, escritórios de advocacia, agências de turismo, gravadoras, além de empreendedores e autônomos, entre outros negócios/segmentos – é poder contar com canal estratégico de rápida evolução, que tem trazido resultados estatisticamente comprovados.

Atrativo por possibilitar conexões a partir do zero e com pouco investimento, com potencial de ampliar o target, e engajar por meio de uma comunicação dinâmica, com criatividade e originalidade.

O alcance do TikTok é fator crucial para o B2B. A característica do objeto de conteúdo do TikTok permite que organizações de todos os tipos criem conexões reais com clientes em potencial, mostrem seus valores, a personalidade da sua marca, dos seus produtos ou serviços e possam potencializar seu alcance, pois cada negócio que precisa do seu produto ou serviço é apoiado por pessoas.

O marketing B2B do TikTok está crescendo, então entre nesta plataforma agora e desfrute dos resultados!

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