Artigo originalmente publicado no Migalhas
Lembre-se que por trás da placa de um escritório forte, existem pessoas fortes. Isso atrai novos clientes e gente engajada com os seus valores e objetivos estratégicos, a fim de, realmente, trabalhar na sua banca e com sua banca.
Quando falamos em marketing jurídico, é natural pensarmos em ações que fortaleçam o escritório institucionalmente, o que não está errado. Afinal, a marca institucional de um escritório renomado conquista clientes, garante bons honorários e ajuda a atrair novos colaboradores. Contudo, cuidar do marketing jurídico é muito mais do que consolidar a marca da banca.
Entendo que trabalhar a marca pessoal de advogados, sobretudo daqueles que estão na linha de frente do escritório, é igualmente fundamental, uma vez que o marketing jurídico une em suas ações estratégicas de posicionamento as dimensões institucionais e pessoal.
No caso da advocacia, mesmo quando praticada por bancas com centenas de advogados, ela é pessoal.
Quando alguém contrata um escritório, esse alguém quer saber por quem será atendido(a). Isso porque o serviço jurídico requer uma relação de confiança. Na prática, é muito mais fácil confiar em pessoas do que em empresas. Isso é da natureza humana.
Essa dependência do poder da marca pessoal, que é antiga no meio jurídico, vem sendo incorporada por empresas de outros segmentos, ultimamente.
Grandes corporações, startups e até negócios nascentes estão usando seus executivos em seu marketing. Basta observar o CEO da Latam Airlines, Jerome Cadier, postando com regularidade no LinkedIn; ou a Luiza Trajano do Magazine Luiza; o Fabricio Bloisi do iFood, o Rony Meisler da Reserva, entre tantos outros.
Isso tem um porquê muito claro: preferimos nos relacionar com pessoas físicas do que com pessoas jurídicas.
Este é um fato apontado em diversas pesquisas, que mostram que o número de seguidores das maiores marcas do mundo não supera o número de seguidores das grandes celebridades.
Quer um exemplo? No momento em que escrevo este artigo, a cantora Anitta tem mais seguidores do que o banco Itaú, a marca mais valiosa do país.
Importante notar que quando líderes de empresas, inclusive sócios de escritórios, vão para a linha de frente da comunicação da banca, esse movimento representa uma potencialização de performance quanto a alcance, engajamento e outras possibilidades, o que, no final do dia, tende a gerar mais negócios.
De acordo com o estudo Mídias Sociais 360°, realizado no primeiro semestre deste ano pela NiMD Faap e Emplifi, os conteúdos produzidos por pessoas tiveram 17 vezes mais interações no Instagram e 68 vezes mais interações no Facebook do que conteúdo de marcas.
Ou seja, não tem como deixar de constatar que a melhor pessoa para divulgar os serviços do seu escritório é você. O que ratifica a importância de contar com ações de marketing institucional consistentes, e que a sua marca jurídica se tornará sólida na medida em que a sua marca pessoal trabalhar alinhada ao seu marketing institucional.
Lembre-se que por trás da placa de um escritório forte, existem pessoas fortes. Isso atrai novos clientes e gente engajada com os seus valores e objetivos estratégicos, a fim de, realmente, trabalhar na sua banca e com sua banca.