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Volta ao trabalho presencial prejudica a conexão do funcionário com a empresa

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31 de maio de 2022 — 7 min. de leitura

Um estudo realizado pela Accenture, com 5.000 funcionários e 1.100 executivos em 12 países – incluindo o Brasil -, revelou que a volta ao trabalho presencial não só não ajuda a aumentar a conexão do funcionário com a empresa, como também a diminui.

Entre os entrevistados, apenas 22% daqueles que seguem em home office afirmam que não se sentem conectados com a empresa em que trabalham. Este número aumenta quando se trata dos funcionários atuando em modelo híbrido (36%) e quase duplica quando aborda aqueles que retornaram ao trabalho totalmente presencial (42%).

Segundo Luciana Lutaif, diretora da prática de talentos e organização da Accenture, os números podem estar relacionados aos dois anos de pandemia, que mostraram que grande parte das tarefas podem ser feitas remotamente sem nenhum prejuízo.

“O que [os funcionários] não querem é ser obrigados a retornar ao escritório para realizar atividades que poderiam ser feitas de forma remota, como a participação em reuniões virtuais”, afirma Lutaif.

O mesmo estudo explica por que a conexão entre funcionário e empresa é importante. Além de colaborar com o senso de pertencimento, o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento da cultura corporativa, a conexão também aumenta o engajamento e a produtividade. Como consequência, empresas nas quais os funcionários se sentem altamente conectados podem ganhar 7,4% a mais no crescimento da receita anual.

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