A pesquisa Panorama de Vendas 2023, desenvolvida pela RD Station, confirmou que o WhatsApp continua sendo a ferramenta mais utilizada pelos times de venda (86%).
Esse número reflete o próprio desejo dos consumidores, já que o estudo Business Messaging Research Study, do Facebook, identificou que 75% dos entrevistados desejam se comunicar com as marcas por meio de mensagens de texto e voz, como fazem os amigos e familiares.
Outra pesquisa do RD Station, que avaliou as cerca de 40 mil empresas que utilizam a sua plataforma de CRM, identificou um aumento de 43% no número de empresas utilizando o ‘Botão do WhatsApp’ e de 90% no uso do WhatsApp para CRM, entre 2021 e 2022.
Com isso, os resultados foram muito positivos, com as conversões crescendo em cerca de 70% e as vendas aumentando em 40%.
Contudo, apenas 21% das empresas têm o WhatsApp conectado com o CRM de vendas, o que, segundo o Diretor de Vendas da RD Station, Gustavo Broilo, pode ser um risco. “A documentação dessas interações é importante para garantir e identificar que os processos de vendas estão sendo seguidos, além de evitar perda de histórico caso um vendedor saia da empresa”, diz Broilo.