De acordo com o estudo “The Future of Marketing: 5 Trends and Predictions for 2024 and Beyond” da Gartner, a ascensão das pesquisas baseadas em Generative Artificial Intelligence (GenAI) apresenta uma oportunidade que pode revitalizar a utilização do e-mail marketing pelas empresas.
O principal motivo para essa constatação é o fato de que o conteúdo compartilhado por e-mail permanece exclusivo a ele mesmo, já que as ferramentas de GenAI não podem acessar essa plataforma como fazem com os sites e páginas da internet.
Além disso, ao contrário das redes sociais, os e-mails não sofrem influência de algoritmos arbitrários ou flutuações sazonais. Portanto, a performance do e-mail marketing e das newsletters são influenciadas principalmente pela qualidade do conteúdo produzido e pelo interesse do destinatário em acessá-lo.
Diante disso, a Gartner enfatiza a necessidade de as empresas se prepararem para adaptar suas estratégias de marketing e comunicação, recolocando o e-mail no centro do seu planejamento. Vale ressaltar que o próprio recurso está evoluindo, com a possibilidade de personalizar o assunto ou conteúdo do e-mail para cada usuário utilizando tecnologias de Inteligência Artificial (IA), por exemplo.