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Entenda a relação entre SEO e redes sociais

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9 de novembro de 2021

A relação entre SEO (a otimização para motores de busca, tradução de Search Engine Optimization) e as redes sociais ainda gera bastante polêmica entre especialistas de marketing digital.

Toda essa discussão está rodeada de muitas incertezas, mas hoje já foram comprovadas algumas práticas para redes sociais que podem ser adotadas por um escritório de advocacia para aumentar sua presença nos resultados de buscas no Google.

Apesar dos benefícios do SEO serem cada vez mais conhecidos, grande parte das análises sobre como o conteúdo publicado em redes sociais afeta os resultados de buscas ainda é bem contraditória. A discussão é antiga e está sendo travada desde os primórdios das redes sociais, na época de plataformas como MySpace e Orkut.

Matt Cutts, engenheiro de software que liderou o time de pesquisas do Google até poucos anos atrás, afirmou diversas vezes que os “sinais sociais” (termo que se refere às métricas de redes sociais como curtidas, compartilhamentos e número de seguidores) não são considerados pelo algoritmo da empresa para o ranqueamento dos resultados de buscas.

Por que, então, o debate sobre SEO e redes sociais continua vivo até hoje?

É só fazer um teste: busque no Google qualquer marca reconhecida e líder de mercado, como a consultoria KPMG, por exemplo. Veja como os perfis da empresa no LinkedIn e no Instagram aparecem logo na primeira página de resultados, pouco depois do site oficial.

Coisa semelhante pode acontecer com algumas publicações do Twitter: o Google às vezes destaca certas threads que contêm informações relevantes relacionadas à palavra-chave buscada, principalmente quando se trata de algum assunto “quente”, como um furo de reportagem ou um comentário importante de um especialista.

Assim, apesar do algoritmo do Google certamente não considerar o número de seguidores de uma empresa ao decidir sobre como seu site será ranqueado, a qualidade dos seus perfis nas redes sociais afeta o potencial de uma marca se destacar na primeira página de resultados.

Todos os detalhes de como se dão essas relações indiretas entre mídias sociais e SEO ainda não são amplamente conhecidos nem comprovados, mas sabemos com toda certeza que alimentar as redes sociais com um conteúdo de qualidade é fundamental e que algumas práticas podem ajudar o seu escritório a aumentar seu espaço nas buscas do Google. Confira a seguir algumas dicas:

Preencha completamente seus perfis nas redes sociais

Esta dica pode parecer óbvia para muitas pessoas, mas muitos escritórios ainda negligenciam o preenchimento de todos os espaços disponíveis em seus perfis institucionais.

Algumas redes, como o Instagram e o Twitter, oferecem um espaço extremamente reduzido. Apresentar a marca de seu escritório de forma tão minimalista pode ser um desafio, mas é recompensador. Nesses casos, aposte em palavras-chaves capazes de diferenciar sua marca, como as principais áreas de atuação. Lembre-se, ainda, que só a primeira parte dessas descrições será apresentada no Google, então evite uma frase longa que será cortada ao meio.

Em redes com o espaço mais generoso, como o LinkedIn, é fundamental preencher todas as informações disponíveis, como número de funcionários, segmentos, dentre outros. Na descrição principal do perfil (a seção Sobre), capriche na primeira frase, pois ela também aparecerá na primeira página dos resultados de buscas.

Pesquise e integre palavras-chave dentro dos seus textos

Pesquisar hashtags e incluí-las em suas publicações pode melhorar o alcance do seu conteúdo dentro das próprias redes sociais, mas, em relação ao Google, é necessário ir além e integrar as palavras-chaves dentro dos textos dos posts.

Principalmente no caso de textos longos publicados no LinkedIn ou no Instagram, separar o conteúdo em tópicos e adicionar subtítulos relevantes pode facilitar que o texto seja encontrado pelo algoritmo do Google.

Contudo, não se esqueça de que a repetição sem sentido de palavras-chaves e outros mitos do SEO podem ser prejudiciais.

Compartilhe links para artigos no seu site

Os links para o site do seu escritório que são compartilhados pelo seu perfil nas redes sociais não serão considerados pelo algoritmo do Google da mesma forma que ele valoriza um link publicado em um site reconhecido, como um portal de notícias ou de conteúdo especializado.

Os links dos posts contarão muito pouco, ou nada, para a avaliação do algoritmo sobre os backlinks do seu site, expressão que corresponde ao número de links que apontam para qualquer domínio ou URL.

Ainda assim, compartilhar links para o site do seu escritório com frequência pode aumentar o tráfego de visitantes, uma métrica que é bastante valorizada pelo algoritmo.

 

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