Buscando entender qual será o futuro do conteúdo digital, o TikTok, em parceria com a WGSN, desenvolveu um estudo para avaliar as tendências comportamentais de produção e consumo de conteúdo dos usuários, especialmente da Geração Z.
A primeira tendência identificada pela pesquisa foi o crescimento das comunidades, ou seja, grupos de pessoas que se identificam por afinidades e conexões mútuas, criando laços potentes. Estimulada pelos criadores de conteúdo e pelo desejo de pertencimento, as comunidades são capazes de lançar movimentos e criar subculturas, democratizando o acesso às informações.
Em segundo lugar, o estudo aponta que o consumo de conteúdo não é mais alienante, mesmo quando se busca apenas por entretenimento. Os usuários desejam ter seus valores representados pelas mídias que consomem, por isso exploram publicações com mais consciência e intencionalidade. Assim, o conteúdo consumido deve colaborar para o seu crescimento pessoal e/ou profissional.
Por outro lado, o levantamento também identificou que o escapismo, ou seja, o desejo de fugir temporariamente dos problemas da realidade, ainda deve atuar fortemente no comportamento dos usuários nos próximos anos. Segundo o estudo, a pandemia e as crises políticas, aliadas ao crescimento do phydigital (integração dos meios offline e online para proporcionar uma experiência única) podem ser responsáveis por essa tendência.