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Marketing de influência e sua importância para os advogados

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17 de novembro de 2023

Milhares de seguidores no Instagram, incontáveis visualizações no YouTube e uma infinidade de compartilhamentos. Números assim são suficientes para determinar se uma marca é influente no mercado? Nos últimos anos, o marketing de influência emergiu como uma ferramenta poderosa para criar uma conexão autêntica entre marca e público.

Tanto no mercado B2C (business to consumer) quanto B2B (business to business), o marketing de influência é uma estratégia que envolve a colaboração entre uma marca e indivíduos que têm a capacidade de influenciar o comportamento e as decisões de consumidores.

Esses indivíduos são chamados de influenciadores e podem ser figuras públicas, especialistas em determinado nicho, blogueiros, celebridades ou até mesmo pessoas comuns que construíram uma audiência leal em suas redes sociais ou em plataformas específicas. E esse tipo de profissão vem crescendo.

Dados obtidos pela Nielsen, empresa líder em análises de audiência, revelam que entre novembro de 2021 e abril de 2022, o Brasil liderou em número de influenciadores digitais, considerando apenas o Instagram (10,5 milhões de perfis e pelo menos mil seguidores, cada um). Levando em conta também o TikTok e o YouTube, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos.

Nestes casos, quando uma marca define uma parceria com esses influenciadores, eles já possuem uma audiência bem definida e engajada. Ou seja, o caminho para comunicar de forma clara o valor de um produto já está devidamente pavimentado. Assim, diversas empresas estão apostando nesse tipo de ação.

Ainda que a estratégia de marketing de influência não seja aplicada por todos os segmentos, estudos demonstram que, neste ano, o investimento na atividade deve superar os US$21 bilhões em todo o mundo. De acordo com a empresa dinamarquesa Marketing Hub, o valor é 29% maior do que o investido no ano passado.

E, apesar de muitos associarem apenas celebridades, tiktokers e youtubers ao marketing de influência, essa estratégia vai muito além do universo das redes sociais e também funciona, desde que bem adaptada, para o mercado B2B.

O marketing de influência no mercado B2B

O marketing de influência está sendo utilizado por diversos setores que buscam um diferencial competitivo nas suas campanhas digitais. O Instituto Qualibest levantou informações que corroboram o sucesso dessas ações: cerca de 76% dos internautas já decidiram a favor de uma compra após a indicação de um influenciador.

Além disso, a pesquisa revelou que sete em cada 10 brasileiros, que estão conectados à internet, seguem pelo menos um influenciador digital, enquanto 45% destes afirmam já terem comprado um ou mais produtos por confiarem na indicação de seu influenciador favorito. Ou seja, por meio desses dados é possível constatar que a influência de uma pessoa em quem confiamos pode ser parte importante na tomada de decisão.

A grande diferença é que no mercado B2B as decisões de compra geralmente envolvem grandes investimentos e processos mais complexos. Empresas que buscam soluções passam por um extenso processo de pesquisa e avaliação.

Nesse sentido, influenciadores B2B desempenham um papel fundamental na construção de credibilidade e confiança. Com sua expertise e autoridade em seus respectivos nichos, fornecem informações seguras e opiniões aprofundadas que auxiliam os tomadores de decisão a se sentirem seguros em suas escolhas.

Os influenciadores do mercado jurídico

Como no mercado corporativo a maior identificação entre as pessoas acontece por meio do compartilhamento de suas dores e necessidades na rotina do trabalho, é comum que os profissionais estejam mais propensos a agir com base na recomendação de seus pares.

No mercado jurídico, por exemplo, os maiores influenciadores dos escritórios de advocacia são os seus clientes, seguidos por seus advogados e advogadas. Segundo o levantamento realizado pela equipe da Análise Editorial, para compor o anuário Análise Advocacia, dois dos fatores que mais têm peso na hora da escolha por uma banca são a reputação e o bom relacionamento com os sócios.

Neste cenário, os clientes que se sentem insatisfeitos em relação aos serviços jurídicos prestados, certamente não hesitarão em fazer críticas sobre o escritório para os pares que pedem por uma indicação. Ou seja, na advocacia empresarial, um mercado em que os atores estão interligados, um cliente satisfeito e bem relacionado pode atuar como um influenciador chave para o sucesso de um escritório de advocacia.

Os advogados e advogadas do escritório também podem cumprir com o papel de influenciar positivamente a tomada de decisão. Cada vez mais as bancas jurídicas têm percebido o valor de se aproximarem de seus potenciais clientes, por meio de ações de marketing digital. Mais de 80% dos escritórios eleitos como mais admirados na última edição do Análise Advocacia, afirmaram manter um perfil ativo nas redes sociais.

Conforme os sócios, ou os demais advogados que atuam na banca trabalham em sua imagem pessoal, prestam bom atendimento e produzem conteúdo relevante, o mercado passa a reconhecê-los como autoridades na especialidade em que atuam. Dessa forma, esses advogados passam a construir uma reputação e aumentam o seu poder de influência.

As diferenças entre creator e influencer

No contexto do marketing de influência, a principal diferença entre um creator (criador) e um influencer (influenciador) reside no foco de atuação. Enquanto os criadores são indivíduos que se destacam na criação de conteúdo original e autêntico, os influenciadores são pessoas que têm uma audiência significativa e engajada nas plataformas de mídia social.

Os criadores são conhecidos por sua habilidade em produzir materiais de alta qualidade, que podem incluir vídeos, blogs, artigos e muito mais. O foco principal de um criador está na qualidade do conteúdo que produzem. Independente do seu alcance, os criadores podem ter públicos variados, desde nichos específicos até audiências mais amplas, dependendo do tipo de conteúdo que produzem.

Os influenciadores, por sua vez, ganharam poder de influência por meio de interações regulares com sua audiência e pela construção de confiança. Neste caso, a produção de um conteúdo específico e de qualidade não é regra. O influenciador pode se tornar relevante para a sua comunidade ao compartilhar a sua rotina e o seu estilo de vida com os seguidores.

Vale ressaltar que muitas vezes esses papéis podem se sobrepor, e uma pessoa pode atuar como criador e influenciador, dependendo de como utiliza suas plataformas de mídia social e seu conteúdo. No caso dos advogados, por exemplo, o ideal é que tenham credibilidade com clientes e potenciais clientes à medida que demonstram a sua experiência e autoridade na especialidade em que atuam.

Contar com o auxílio de profissionais especializados no marketing jurídico pode ser uma boa oportunidade para que os escritórios de advocacia encontrem maneiras de reforçar a influência dos advogados, de acordo com as necessidades do mercado.

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