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O que é preciso saber sobre o Data Driven Marketing na advocacia?

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17 de janeiro de 2023

Os dados se tornaram os principais aliados de escritórios de advocacia, como apontado no guia Tendências do Mercado Jurídico para 2023. Nesse sentido, o Data Driven tende a ser o direcionador ideal às campanhas de marketing, mirando a assertividade.

A gestão orientada por dados revolucionou a forma de se estudar e estruturar os conteúdos de marketing no Brasil e no mundo. O Data Driven ganhou contornos sólidos com a massificação da internet. Logo, empresas passaram a investir no setor e contratar profissionais especialistas em gestão de dados.

Mas, afinal de contas, o que é e como funciona o Data Driven Marketing na advocacia?

Guiado por métricas inteligentes, baseadas em informações colhidas de clientes e possíveis clientes, o Data Driven é utilizado para a tomada de decisões pautadas em indicadores reais. Estatísticas e informações numéricas orientam a gestão e a criação de marketing para o desenvolvimento de ações assertivas.

Alinhado ao Data Driven Business, em busca de gerar novos leads, o Data Driven Marketing tem a primorosa função de coletar dados que auxiliam a prever cenários e atingir resultados positivos. Entre as principais informações e ações estão:

  • Potenciais clientes
  • Tendências de mercado
  • Estratégias de abordagem
  • Concorrentes e parceiros
  • Ações estratégicas e inéditas

Profissionais na área

Destacada pela Forbes, a carreira em Data Driven segue em constante expansão. As novas formas de consumo e interação no universo online, impulsionadas também pela pandemia ocasionada pelo coronavírus, fez com que carreiras pautadas em dados online crescessem de forma exponencial.

Embora tenha crescido a procura, ainda não há uma formação específica para gestão de dados em escritórios. Contudo, os profissionais da área precisam desenvolver e estar atentos a alguns aspectos importantes como a coleta e o acesso aos dados, os relatórios da área de TI e análise cautelosa das informações.

Ferramentas

Por se tratar, em suma maioria, de um universo virtual as ferramentas que compõem o desenvolvimento da gestão de dados também estão presentes nesta conjuntura. Dentre os principais instrumentos de pesquisa estão:

  • Google Analytics e Google Console
  • Facebook Ads
  • LinkedIn
  • Ferramentas de automação (RD Station, MailChimp, entre outras)
  • CRM e ferramentas de BI

Também é necessário seguir algumas orientações tecnológicas que tornarão a pesquisa e estruturação dos dados mais práticas:

  • Big Data (volume, variedade e precisão)
  • Velocidade
  • Design (para exibição de resultados)

Cuidados necessários para evitar erros

Aos profissionais de marketing, presentes em escritórios e departamentos jurídicos, é essencial manter a atenção aos detalhes e ter alguns cuidados para evitar erros comuns que dificultam ou inviabilizam as ações.

Os principais obstáculos a um Data Driven Marketing na advocacia geralmente envolvem:

  • Falta de objetivo
  • Ausência ou excesso de metas e métricas
  • Falta de objetividade (inúmeras demandas simultâneas inacabadas)
  • Dados errados ou erro na interpretação dos indicadores
  • Falta de plano de ação

Por fim, é impossível falar sobre a coleta e o tratamento de dados sem seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em vigor desde 2020, a Lei tem como pilar o consentimento do usuário para a utilização de seus dados pessoais. Nesse caso, softwares que respeitam as diretrizes da LGPD são indispensáveis.

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