Os dados se tornaram os principais aliados de escritórios de advocacia, como apontado no guia Tendências do Mercado Jurídico para 2023. Nesse sentido, o Data Driven tende a ser o direcionador ideal às campanhas de marketing, mirando a assertividade.
A gestão orientada por dados revolucionou a forma de se estudar e estruturar os conteúdos de marketing no Brasil e no mundo. O Data Driven ganhou contornos sólidos com a massificação da internet. Logo, empresas passaram a investir no setor e contratar profissionais especialistas em gestão de dados.
Mas, afinal de contas, o que é e como funciona o Data Driven Marketing na advocacia?
Guiado por métricas inteligentes, baseadas em informações colhidas de clientes e possíveis clientes, o Data Driven é utilizado para a tomada de decisões pautadas em indicadores reais. Estatísticas e informações numéricas orientam a gestão e a criação de marketing para o desenvolvimento de ações assertivas.
Alinhado ao Data Driven Business, em busca de gerar novos leads, o Data Driven Marketing tem a primorosa função de coletar dados que auxiliam a prever cenários e atingir resultados positivos. Entre as principais informações e ações estão:
- Potenciais clientes
- Tendências de mercado
- Estratégias de abordagem
- Concorrentes e parceiros
- Ações estratégicas e inéditas
Profissionais na área
Destacada pela Forbes, a carreira em Data Driven segue em constante expansão. As novas formas de consumo e interação no universo online, impulsionadas também pela pandemia ocasionada pelo coronavírus, fez com que carreiras pautadas em dados online crescessem de forma exponencial.
Embora tenha crescido a procura, ainda não há uma formação específica para gestão de dados em escritórios. Contudo, os profissionais da área precisam desenvolver e estar atentos a alguns aspectos importantes como a coleta e o acesso aos dados, os relatórios da área de TI e análise cautelosa das informações.
Ferramentas
Por se tratar, em suma maioria, de um universo virtual as ferramentas que compõem o desenvolvimento da gestão de dados também estão presentes nesta conjuntura. Dentre os principais instrumentos de pesquisa estão:
- Google Analytics e Google Console
- Facebook Ads
- Ferramentas de automação (RD Station, MailChimp, entre outras)
- CRM e ferramentas de BI
Também é necessário seguir algumas orientações tecnológicas que tornarão a pesquisa e estruturação dos dados mais práticas:
- Big Data (volume, variedade e precisão)
- Velocidade
- Design (para exibição de resultados)
Cuidados necessários para evitar erros
Aos profissionais de marketing, presentes em escritórios e departamentos jurídicos, é essencial manter a atenção aos detalhes e ter alguns cuidados para evitar erros comuns que dificultam ou inviabilizam as ações.
Os principais obstáculos a um Data Driven Marketing na advocacia geralmente envolvem:
- Falta de objetivo
- Ausência ou excesso de metas e métricas
- Falta de objetividade (inúmeras demandas simultâneas inacabadas)
- Dados errados ou erro na interpretação dos indicadores
- Falta de plano de ação
Por fim, é impossível falar sobre a coleta e o tratamento de dados sem seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em vigor desde 2020, a Lei tem como pilar o consentimento do usuário para a utilização de seus dados pessoais. Nesse caso, softwares que respeitam as diretrizes da LGPD são indispensáveis.