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SMO: como otimizar a presença da sua banca jurídica nas mídias sociais

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18 de janeiro de 2022

É raro encontrar um escritório de advocacia consolidado que não tenha um site ou que não mantenha presença nas principais redes sociais. Tratam-se, afinal, dos dois canais mais básicos e essenciais de qualquer estratégia de marketing digital para uma banca jurídica.

Entretanto, enquanto estratégias de SEO (Otimização para Motores de Busca, tradução de Search Engine Optimization) se popularizaram intensamente na última década, ainda se fala muito pouco sobre as práticas de SMO (Social Media Optimization, ou Otimização de Mídias Sociais), que são igualmente importantes.

SEO e SMO são técnicas que se assemelham porque são aplicadas para aumentar a chance de uma marca se destacar organicamente na web, sem a compra de anúncios.

A diferença é que o SEO foca na otimização de um site para garantir que seu conteúdo seja encontrado em buscas do Google, e o SMO busca aumentar o alcance e engajamento de publicações e páginas em redes sociais, como Instagram e LinkedIn.

Apesar de distintas, as estratégias compartilham a característica de que não se tratam de soluções a curto prazo. SEO e SMO são práticas de aprimoramento contínuo do conteúdo produzido por uma marca e precisam ser aplicadas de forma consistente e estratégica.

Leia a seguir algumas dicas e orientações de SMO para otimizar a presença de um escritório de advocacia nas redes sociais.

Práticas de SMO para o marketing jurídico

Busca por colaborações

A produção de conteúdo colaborativo com empresas e organizações parceiras é uma forma muito eficaz de expandir a audiência de um escritório nas redes sociais. A participação de um membro de uma banca jurídica em um podcast ou webinar de prestígio, por exemplo, pode gerar um crescimento súbito no número de seguidores da página de seu escritório.

Para adotar essa prática, o primeiro passo é elencar quais nichos de públicos deseja-se alcançar com as colaborações e, em seguida, pesquisar canais de comunicação e especialistas que são considerados líderes de pensamento por cada audiência.

O conteúdo colaborativo não necessita ser, obrigatoriamente, denso ou em formato audiovisual. Uma entrevista breve com alguém que é considerado uma autoridade em determinado assunto é algo simples de se produzir, mas que pode trazer novos seguidores e fortalecer a página de um escritório.

Definição de um ritmo ideal

O alcance e o engajamento de um post podem variar bastante de acordo com diversos fatores, como o horário da sua publicação e o tempo decorrido desde o último post. O algoritmo do LinkedIn, por exemplo, penaliza o alcance de conteúdos que receberam um engajamento abaixo da média nas primeiras três horas após sua publicação.

Acompanhar as métricas de desempenho dos posts é, por isso, uma prática simples que pode ajudar um escritório de advocacia a descobrir quais são os melhores dias e horários para divulgar seu conteúdo em cada rede social.

Além disso, é importante prestar atenção em como um post pode ser beneficiado ou penalizado pelos conteúdos publicados anteriormente. Extrair insights sobre essa relação é essencial para aprimorar o calendário editorial de uma banca jurídica.

Uso correto de hashtags

O uso das hashtags é um aspecto fundamental das redes sociais, mas que é negligenciado por muitas bancas jurídicas. O objetivo dessa ferramenta é facilitar que um post seja encontrado facilmente pelos usuários que têm interesse no assunto tratado, principalmente por aqueles que não seguiam a página em que o conteúdo foi publicado.

Assim, usar hashtags coerentes com o tema abordado na publicação costuma trazer resultados mais concretos do que selecionar uma hashtag considerando apenas a sua popularidade.

Apesar da importância das hashtags, elas não devem ser usadas em excesso. No LinkedIn, o número ideal de hashtags por post é entre 3 a 5. Já no Instagram a quantidade ideal é variável de acordo com o perfil, mas o uso de cerca de 10 hashtags por post é o recomendado.

Criação de conteúdo compartilhável

A taxa de compartilhamento dos conteúdos de uma página é uma métrica valiosa e, se positiva, pode significar um aumento exponencial no alcance e no engajamento dos posts de um escritório de advocacia.

Assim, é recomendado estabelecer uma “cota” no calendário editorial de uma página para conteúdos que serão produzidos com o objetivo de serem compartilhados pelo maior número de pessoas.

Inicialmente isso pode parecer algo difícil, mas uma maneira de implementar essa prática é através da criação ocasional de posts voltados para os próprios colaboradores da banca jurídica, que estão mais inclinados a interagir e compartilhar o conteúdo. Após esse teste, é mais fácil definir como criar conteúdos para serem compartilhados por outras audiências.

Leia também: Entenda a relação entre SEO e redes sociais e Conheça os principais mitos sobre SEO

Escute também o episódio do Juridcast, podcast da Agência Javali: Planejamento de redes sociais: o que você precisa saber, com Rafael Kiso

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