Pesquisar

Novidades do Instagram: como aproveitá-las para o seu escritório

Por

1 de março de 2022

Acompanhe as principais novidades do Instagram.

O Instagram vem apresentando crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com um levantamento realizado pela empresa eMarketer, em 2020 a rede social bateu a marca de um bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo. Somente no Brasil são 99 milhões – o que significa que 47% da população nacional possui um perfil na rede e o acessa diariamente. Esse dado coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial de nações com mais usuários ativos.

Devido à sua importância, especialmente em função das diversas possibilidades de consumo que a rede social oferece e por se consolidar como uma das maiores e mais completas plataformas de negócios na atualidade, o Instagram tem se tornado essencial para as estratégias de marketing jurídico dos escritórios de advocacia do país.

Novidades do Instagram

Para que a comunicação seja mais efetiva e com melhor aproveitamento de todos os recursos, é fundamental que as bancas conheçam as principais funcionalidades da rede e estejam atentas às novidades do Instagram:

Modo teste para transmissão ao vivo

Com a nova atualização, os escritórios podem acessar o “modo de teste”, no qual testarão a iluminação, som e outras condições antes de entrar ao vivo durante uma transmissão. É possível, ainda, selecionar um público pequeno que poderá auxiliar no teste de outros parâmetros, como a qualidade da conexão.

Além disso, com o Live Composer, os criadores podem agendar uma transmissão com até 90 dias de antecedência e os usuários podem se cadastrar para receber notificações um dia ou 15 minutos antes do evento. A novidade pode potencializar a experiência dos escritórios.

Para acessar o modo teste, basta seguir os passos:

  • Acesse os Stories e, com o aplicativo aberto, toque em “Seu story” no canto superior esquerdo;
  • No menu de lives, arraste as opções para a direta até encontrar a aba “Ao Vivo”;
  • Escolha o público tocando no ícone de olho e selecione a opção “Prática” e depois toque em “Definir público”;
  • Toque no botão redondo para começar a live teste. Caso queira convidar outros usuários, toque no ícone de avatar e escolha quem participará da transmissão;
  • Finalize a live após treinar as falas e definir o que será dito tocando no “X” que aparece no canto superior direito e depois em “Encerrar vídeo”.

Interação com o WhatsApp

Foram lançados dois recursos para tornar a integração do Instagram com o WhatsApp mais simples. O primeiro permite adicionar o número profissional do WhatsApp na guia de contato do perfil. O outro recurso possibilita impulsionar publicações e inserir um botão de contato direto para o WhatsApp da empresa.

Para adicionar o número do WhatsApp no perfil do Instagram acesse as Configurações de Perfil e adicione seu número às “Opções de Contato”.

Links nos stories

Antes, somente usuários com mais de 10 mil seguidores tinham a possibilidade de adicionar links em seus stories a partir do recurso “ver mais”. Agora, entre as novidades do Instagram, a funcionalidade está disponível para todas as contas, independente do número de seguidores.

E, diferente do “ver mais”, o novo recurso contará com um sticker (semelhante ao “adesivo” de localização) em que é possível clicar, seguir o que foi compartilhado e até responder diretamente.

A alteração representa um importante passo para que as bancas possam compartilhar conteúdos produzidos pelo escritório de maneira mais fácil.

Colaboração entre autores

Outro recurso interessante para os escritórios que produzem conteúdo “Colaborações” (Collabs). A novidade permite que duas pessoas sejam creditadas como coautoras de uma mesmo conteúdo no feed ou no Reels.

Ao publicar um conteúdo desta modalidade, o usuário pode marcar outro perfil como “coautor” e convidar para aparecer como colaborador. Assim que o convidado aceitar, o conteúdo aparecerá na timeline com os dois nomes. De acordo com o próprio Instagram, os números e interações obtidos com o conteúdo — como visualizações, curtidas e comentários — serão compartilhados entre os dois perfis.

Publicação pela versão Web

Até pouco tempo atrás, realizar publicações no Instagram pelo computador só era possível a partir da utilização de um gerenciador de conteúdo. Agora, é possível usar o computador para publicar na rede social de maneira mais prática e rápida.

Com a nova função, o usuário não só poderá fazer isso com muito mais facilidade, como também terá acesso a edições básicas de formato de exibição (quadrado, horizontal ou vertical), filtros, descrição e localização.

Para publicar pelo computador basta:

  • Acesse sua conta do Instagram pelo próprio site da rede social e, na sequência, clique no ícone de “+”, posicionado no canto superior direito da página;
  • Clique em “Selecionar do computador” para abrir uma janela de pesquisa e escolha a foto ou vídeo que deseja publicar;
  • A tradicional janela de configuração irá se abrir. Nela, é possível adicionar uma legenda, localização e até definir configurações de acessibilidade. Por fim, clique em “Compartilhar” para concluir o processo de postagem.

Novidades do Instagram em fase de testes

Stories de 60 segundos

Ainda em fase de testes, com a função liberada apenas para alguns usuários, o novo recurso aumentará o tempo de duração dos stories de 15 para 60 segundos. A ideia é que as produções possam ocorrer com menos interrupções.

Quando lançado, a função possibilitará que os escritórios de advocacia abordem conteúdos mais aprofundados sem perder o dinamismo.

Feed cronológico

De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a rede social está trabalhando em uma série de recursos que darão mais controle ao usuário, incluindo o retorno do feed por ordem cronológica que existiu até 2016.

A mudança se baseia no fato que o ranqueamento de acordo com o algoritmo da plataforma pode dar mais destaque às publicações que estimulam hábitos nocivos.

Além da ordenação do feed, Mosseri abordou a função Favoritos – onde é possível escolher um grupo de pessoas que sempre terá prioridade no seu feed. Essas mudanças estão sendo projetadas para o primeiro trimestre de 2022, mas ainda não há previsão definida para o lançamento.

Reorganização do perfil

Além do feed cronológico, outra possibilidade estudada pelo Instagram é a reorganização da grade de posts do perfil, independente da data de publicação. Se concretizado, o recurso, que tem como objetivo atrair a atenção para o conteúdo desejado, permitirá que as publicações selecionadas pelo usuário fiquem no topo do perfil. A função é semelhante à postagem fixada disponível no Facebook e no LinkedIn.

A medida beneficiará perfis de escritórios de advocacia, que poderão usar seu perfil para passar uma mensagem e, assim, deixar seus conteúdos mais importantes à vista de todos. Para esta nova função também não há data prevista para o lançamento.

Para saber como o seu escritório pode aproveitar melhor todos os recursos oferecidos pelo Instagram, de maneira estratégica, veja o artigo Marketing jurídico no Instagram

Veja também: SMO: como otimizar a presença da sua banca jurídica nas mídias sociais e Métricas para os escritórios de advocacia: site e redes sociais

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.