No começo de outubro, o Google lançou uma nova ferramenta de mensuração de campanhas de publicidade online a partir dos dados primários (ou dados “first-party”) dos anunciantes e de provedores de CRM.
Batizado de Google Ads Data Manager, o recurso permite que os anunciantes importem os próprios dados primários e conectem as suas bases de CRM aos dados do Google para poder entender melhor o desempenho das campanhas de anúncio.
O projeto é uma resposta às novas normas de publicidade digital, que limitaram o uso de dados de terceiros (ou cookies “third-party”) e outros rastreadores online que não possuem o consentimento direto dos usuários para a coleta de suas informações pessoais.
Com essa limitação, os anunciantes perderam acesso a algumas métricas que ajudavam a compreender o que estava, ou não, funcionando em suas campanhas. E, sabendo que o Google Chrome encerrará o uso de cookies third-party em seu navegador em breve, o Google sentiu a necessidade de oferecer um novo formato de recolher dados para comprovar o valor de seus anúncios.