Felipe Tavares | Especialista de Business Development no Di Blasi, Parente & Associados
As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da Agência Javali.
Em um cenário cada vez mais competitivo, os escritórios precisam manter seu posicionamento como players capazes de prestar um serviço de alto nível perante o mercado, prospects e até mesmo dentro de sua carteira já estabelecida de clientes. Esta situação levou os escritórios a manterem uma relação diretórios jurídicos e participar dos processos de pesquisa de seus rankings como uma maneira de se manter em relevância e se destacar da concorrência.
Os rankings jurídicos avaliam os trabalhos recentes dos escritórios e recebem o feedback de seus clientes (de maneira anônima), realizando uma análise criteriosa das capacidades do escritório, que acaba por ter como resultado, uma visão acurada do mercado. Esta visão acaba sendo organizada em Tables que categorizam os escritórios e seus profissionais de acordo com suas capacidades em sua área de atuação.
Embora comumente lembrado pelos rankings, os Diretórios jurídicos possuem produtos bem interessantes relacionados a suas pesquisas que fornecem um insight do mercado sobre o escritório em questão, organiza eventos que contam com a presença de profissionais C-level e possui Guias anuais de áreas de prática que permitem uma exposição para uma vasta lista de contatos que vão de escritórios nacionais e internacionais até as maiores empresas do mundo.
Os principais diretórios jurídicos possuem a confiança do mercado por já estarem estabelecidos como uma fonte confiável de informação devido sua imparcialidade, experiência e qualidade da equipe de pesquisa envolvida.
Por envolver a validação da capacidade do escritório a profissionais com poder de decisão dentro das empresas, além do posicionamento estratégico perante o mercado, as ações relacionadas a este tema são muito importantes para área de Business Development dos escritórios e por isso os diretórios jurídicos e seus rankings ganham uma importância e investimento ainda maior, visto que se tornam um diferencial para o prospect/ cliente da contratação de um prestador de serviços jurídico
Quais os benefícios de se investir em Submissões jurídicas para rankings e em relacionamento com os diretórios jurídicos?
- Reputação: Estar ranqueado demonstra que o escritório foi aprovado em um criterioso processo de avaliação e que sua capacidade e de sua equipe são consideradas positivas e de alta qualidade, o que aumenta a credibilidades com potenciais parceiros comerciais e com o mercado em geral.
- Posicionamento de mercado: Rankings são comumente utilizados por empresas como guias de referência para atestar a capacidade técnica do escritório e do profissional. Além disso permite que o escritório em questão consiga se destacar da concorrência, permitindo uma vantagem competitiva e possíveis bids e RFP’S.
- Relacionamento Internacional: Os principais diretórios jurídicos são estrangeiros e pelo fato de não ser permitido que escritórios estrangeiros atuem diretamente no Brasil, escritórios internacionais utilizam os rankings como um guia para encontrar possíveis parceiros para enviar seus casos no Brasil.
- Interação: Dentro dos rankings há espaço para a inserção de informações institucionais, o que permite que o escritório tenha uma oportunidade de exposição direta aos executivos que utilizam os diretórios jurídicos para referência. Por contar com espaço para inserir o currículo e email de um profissional ranqueado, um possível contato fica mais fácil.
- Marketing: Os diretórios jurídicos possuem diversos tipos de produtos, como por exemplo guias de prática, que possuem um vasto alcance de contatos, permitindo que escritórios possam demonstrem sua expertise. Possuem também parcerias para webinars e eventos, o que ajuda um escritório a se posicionar frente a potenciais clientes, mas também a concorrência.
Qual deve ser o foco no início de uma relação com diretórios?
Antes de se começar a relação, deve se olhar para dentro do escritório e identificar as principais dores frente a instituição. Este trabalho de análise interna irá identificar os principais pontos que devem ser trabalhados e direcionar os investimentos para a estratégia definida de médio a longo prazo.
Temos, por exemplo, os cenários abaixo:
É uma prática nova? Então provavelmente não haverá casos ou clientes que possam justificar o investimento em uma submissão, logo o investimento deve ser direcionado a ações que possam expor esta nova área do escritório produtos, parcerias em eventos e publicação de artigos por exemplo.
Uma prática que passa por uma reestruturação de equipe? Provavelmente irá possuir clientes e casos recentes para serem enviados e com isso focar nos novos nomes do quadro da equipe, com um trabalho detalhado na submissão e um Follow-up eficaz com clientes, para que estejam cientes da pesquisa e da importância do feedback, resultará em novos membros ranqueados e irá pôr a prática novamente em destaque no mercado.
Cada escritório possui uma situação única a sua atuação, por isso os esforços devem ser direcionados para onde o escritório possa ter um maior potencial de resultado nas áreas que mais necessitam de apoio.
Visto os benefícios acima, está claro a importância que os diretórios jurídicos possuem no plano de desenvolvimento entre atuais e novos clientes e acabam por ser das opções mais eficazes de posicionamento de mercado em um setor tão regulado quanto o mercado jurídico brasileiro e deve ser visto com um olhar estratégico dentro de um planejamento de longo prazo.