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Insights e tendências da 8ª edição do RD Summit 2022

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1 de novembro de 2022

Após dois anos sem a realização de eventos presenciais, em função da pandemia de Covid-19, o RD Summit – principal evento de marketing, vendas e inovação do país – encheu auditórios e plenárias com mais de 11 mil participantes em evento que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Centro de Convenções (CentroSul), em Florianópolis. Além da retomada ao presencial, a oitava edição também foi marcada por ser a primeira desde a compra da RD Station pela Totvs, transação no valor de dois bilhões de reais realizada no fim de 2020.

Durante os três dias, pessoas de todo o Brasil e de países da América Latina puderam participar de experiências imersivas, proporcionadas por mais de 170 palestrantes em sete trilhas de conhecimento: marketing, inovação e tecnologia, gestão e estratégia, desenvolvimento pessoal, diversidade, experiência e sucesso do cliente e vendas – além de ter acesso à Feira de Negócios, que reuniu inúmeros expositores das mais variadas soluções.

Principais insights e tendências

1) Marketing

Grande parte das discussões promovidas sobre o futuro do marketing se baseou na desconstrução de fórmulas. Especialistas criticaram métodos prontos que são, muitas vezes, aplicados em massa sem considerar as especificidades de cada negócio. Soluções “enlatadas” devem perder cada vez mais espaço nas estratégias de marketing para os próximos anos.

Além disso, o marketing baseado em dados, também conhecido como Data Driven Marketing, também prevalece como uma importante promessa, especialmente ao considerar o fim dos cookies e o impacto que isso causará às empresas, as quais deverão buscar outras formas de obter dados e informações para garantir o sucesso de suas operações.

Por fim, aspectos como a humanização das marcas, mesmo para os modelos de negócios B2B, e o foco na experiência e sucesso do cliente também deverão estar no centro das estratégias de marketing das empresas.

2) Vendas

Apesar de apresentar uma gama de conteúdos voltados para vendas, o tema, neste ano, trouxe poucas novidades. Muito se falou sobre a necessidade de melhorar a integração entre as áreas de vendas e marketing, bem como os processos de automação. O destaque ficou para o conceito de Account Based Marketing (ABM) e a apresentação de software para aplicar esta metodologia.

O grande insight em vendas é, provavelmente, sobre a importância da retenção. No contexto da experiência e sucesso do cliente, as organizações certamente precisam investir em processos comerciais para conquistar novas contas, porém é imprescindível atuar para reter quem já é cliente.

3) TikTok e WhatsApp

Diversos especialistas apostam na utilização massiva de TikTok e WhatsApp na comunicação das empresas. A expectativa é que o WhatsApp Business seja cada vez mais utilizado e que outras integrações da rede social sejam a consolidação da “Era Conversacional”.

Da mesma maneira, o TikTok tem se revelado um grande fenômeno na atualidade. Para se ter ideia, o aplicativo foi o mais baixado na Apple Store no primeiro trimestre de 2022, batendo a marca de 175 milhões de downloads. Além disso, em janeiro, o app registrou um bilhão de usuários ativos por mês.

Diante dos números, sua relevância é indiscutível e deixa evidente que a rede é muito mais do que um ‘aplicativo de dancinhas’. Exemplo disso é que, hoje, jovens utilizam o TikTok para fazer pesquisas em vez de recorrer ao Google. Vale ressaltar, ainda, que embora sua popularidade seja maior entre jovens, o aplicativo não está restrito a esse público.

Para as empresas, mesmo àquelas que não estão presentes na rede social, o TikTok ressalta que uma das maiores tendências para os próximos anos será o conteúdo em formato de vídeo. Por isso é preciso estar atento!

4) Diversidade e Inclusão

A necessidade de criar ambientes verdadeiramente diversos e inclusivos dentro das empresas é pauta cada vez mais recorrente entre as organizações e a sociedade de maneira geral. Durante o evento, palestrantes abordaram a responsabilidade das marcas, questões relativas ao protagonismo e a valorização da diversidade também com efeito ao negócio. Empresas que não atuarem com estas práticas terão seus negócios impactados diretamente, seja economicamente ou pela dificuldade de retenção de talentos, por exemplo.

Além de fomentar o debate, a oitava edição do RD Summit trouxe, pela primeira vez, interpretação simultânea em Libras para todas as palestras, autodescrição dos palestrantes e práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). O evento promoveu parcerias como o lançamento do Unesco Sost – Transcriativa e Greenpeace. Os temas de diversidade e inclusão, de fundamental importância, parecem, ainda, se consolidarem como uma tendência permanente.

O RD Summit é realizado pela RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) de marketing e vendas voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas.

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