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A importância das estratégias digitais no marketing jurídico

Por

17 de março de 2022

Suzan Mitsuuchi | Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócios do Demarest


As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da Agência Javali. 


Investir em estratégias digitais atualmente é prioridade para muitos escritórios de advocacia no intuito de trazer bons resultados, construir a imagem e identidade de uma marca e, para muitos, conquistar ainda mais a sua reputação no mercado. Mas o fato é que a pandemia acelerou todos os processos de transformação digital em 10 anos e no mercado jurídico não é diferente. Os investimentos dos escritórios em equipes especializadas em marketing jurídico têm crescido cada vez mais. Dados da pesquisa da Análise Advocacia mostram que 44% das bancas brasileiras afirmam ter uma equipe especializada no assunto. Com as novas regras da publicidade na advocacia (provimento 94), há diversas ferramentas que podem agregar valor aos negócios de um escritório.

O plano de negócios do escritório precisa estar conectado ao plano de marketing para que as ações sejam definidas e priorizadas de acordo com os objetivos propostos. Não há posicionamento sem uma boa estratégia digital.

Atualmente, em um ambiente em que tecnologia é sinônimo de sobrevivência e a concorrência está cada vez mais acirrada, uma das grandes vantagens é a produção de conteúdo bem-feita. De que adianta utilizar as melhores ferramentas digitais se o conteúdo não possui impacto ou interesse dos stakeholders?

O marketing digital é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do site de uma banca, por exemplo. Grande parte dos potenciais clientes buscam pela internet os escritórios que podem prover os serviços jurídicos que necessitam. Por isso, utilizar estratégias de inbound marketing, explorando canais de buscas, blogs e redes sociais tornam-se essenciais para atingir bons resultados.

Qual o tipo de conteúdo abordar? Para quem? Qual o objetivo? Quem são as personas? Qual o meu público-alvo e os territórios de comunicação identificados para o tipo de conteúdo produzido? Qual orçamento para dar visibilidade nas ações previstas no planejamento digital? As respostas para essas perguntas são a base para a formulação de uma estratégia eficiente.

Redes como LinkedIn, Instagram e Facebook já fazem parte do dia a dia de muitas bancas advocatícias e são canais vitais dentro de uma boa estratégia de marketing digital, servindo como catalisadores para o crescimento e a consolidação da presença digital de uma marca. A geração de conteúdo, incluindo vídeos, podcasts, e-books, newsletters, boletins jurídicos e outras formas de comunicação, poderá gerar curtidas, compartilhamentos, aumento de seguidores e maior engajamento.

Outra estratégia digital que muitos escritórios estão investindo é a mídia paga, ou seja, investimentos em links patrocinados no Google Ads bem como anúncios em redes sociais, tais como Facebook e Instagram. Essa estratégia precisa estar cem por cento conectada aos interesses e estratégia de negócios da área de prática ou setor de um escritório. Para investir em impulsionamento há custos envolvidos e são recomendados para aqueles escritórios que buscam por resultados mais rápidos.

Não podemos deixar de mencionar o e-mail marketing, que é fundamental para que os escritórios criem um bom relacionamento com os seus clientes e prospects com uma boa campanha de marketing. A possibilidade de segmentar as listas de e-mail vai de encontro aos interesses do público-alvo. Nem todos os escritórios possuem um CRM (Customer Relationship Management), mas existem diversas ferramentas de automação de marketing que conseguem identificar a tal jornada do cliente.

Para obter resultados efetivos, é necessário se aprofundar nas ferramentas que a tecnologia oferece. É um mix de ações e campanhas; não existe o certo ou o errado. Existe a tentativa e o erro com um único objetivo final: a meta de construir um relacionamento sólido e de confiança com nossos clientes e potenciais clientes, referenciado e reconhecido pela excelência no trabalho oferecido.

 

Suzan Mitsuuchi, Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócios do Demarest

Profissional com mais de 20 anos de experiência em marketing de serviços, dos quais 16 anos atuando em marketing jurídico de grandes bancas internacionais e nacionais, como Demarest, Trench Rossi Watanabe/Baker & McKenzie, Tauil & Chequer Advogados/Mayer Brown e Lefosse Advogados/Linklaters. Possui ampla experiência em estratégias de comunicação, branding e iniciativas de Business Development. É formada em publicidade e propaganda pela Anhembi Morumbi e tem especialização em marketing de serviços e administração pela FGV, Insper e BSP.

 

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