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O que os escritórios de advocacia buscaram em 2022

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20 de dezembro de 2022

Os escritórios de advocacia, e o mercado como um todo, têm se aprofundado cada vez mais em discussões que permeiam o universo jurídico para além das questões técnicas. Isso ocorre, por exemplo, em função da evolução tecnológica – a título do massivo interesse das bancas pelo Metaverso –, como pelo desejo de fazer entregas de alto valor agregado para os clientes ao propor soluções para o negócio, e não apenas respaldo legal às questões que são trazidas aos profissionais da área.

Todo esse processo tem sido possibilitado, também, pelo amadurecimento dos escritórios e o recém-adquirido entendimento de que é possível fazer mais e ir além do modelo tradicional da advocacia. Prova disso é que tem sido cada vez mais recorrente o uso de Inteligência Artificial (IA) em tarefas de rotina dentro das sociedades, o emprego de ferramentas de design para tornar o Direito mais simples e acessível, além da elaboração de estratégias de marketing, de modo geral, mais robustas e complexas.

Mas, afinal, na prática, como isso se traduz? Confira abaixo a lista com os cinco temas que geraram mais interesse aos escritórios de advocacia em 2022 e entenda o papel de cada um deles nesse processo de mudança.

5 – Visual Law e a sua importância para os escritórios de advocacia

Dentro do universo do Legal Design, o Visual Law surgiu e continua ganhando força no mercado jurídico porque a comunicação visual tem sido fundamental para escritórios de advocacia e para os departamentos jurídicos, tanto do ponto vista de uma mudança de paradigma no Direito como, e principalmente, uma ferramenta para tornar as matérias mais acessíveis e, consequentemente, aprimorar as entregas.

Para saber mais sobre o tema e descobrir como implementar e em quais peças é possível aplicar o Visual Law, acesse o artigo na íntegra.

4 – O mercado de legaltechs no Brasil

Com o processo de transformação vivenciado pelos escritórios de advocacia, é natural esperar um aumento expressivo na quantidade de legaltechs presentes no Brasil para apoiar o trabalho desenvolvido pelas bancas jurídicas.

As legaltechs, que podem ser compreendidas como startups que atuam com a junção entre o Direito e a tecnologia, podem auxiliar os escritórios a modernizar e trazer inovações para a sua atuação. Para se ter ideia, softwares de gestão processual são utilizados pela maior parte (77%) dos escritórios brasileiros e 53% utilizam softwares de gestão financeira.

Confira o artigo completo e veja outros dados.

3 – O Legal Operations como parceiro da Gestão Jurídica

A área de Legal Operations, que é popularmente conhecida como ‘Legal Ops’, traduzida como operações legais, tem ganhado destaque nos departamentos jurídicos, com ampliação para escritórios e também para as legaltechs.

Isso porque a atuação está ligada à área administrativa, pela aplicabilidade de gestão especializada, com o objetivo de também fornecer suporte aos serviços jurídicos, com a otimização de fluxos.

Allana Martins Vasconcelos Valsechi, gerente de Legal Ops na EHTS, falou sobre o assunto em artigo exclusivo.

2 – A advocacia no Metaverso

Embora esteja em ascensão no mercado jurídico e muitas bancas jurídicas já tenham desenvolvido seus escritórios virtuais, o Metaverso ainda é um tema que gera muitas dúvidas. É possível entendê-lo, basicamente, como um universo que contará com IA e fará a integração entre os ambientes virtual e real a partir de diversas outras tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, blockchain, entre outros.

Leia o artigo na íntegra e entenda mais sobre o conceito e veja os principais impactos para o mercado jurídico.

1 – O que os departamentos jurídicos esperam dos escritórios?

“É fato que as empresas precisam de suporte dos escritórios de advocacia, mesmo aquelas que possuem departamento jurídico interno (…) Ocorre que as empresas não estão apenas interessadas em ouvir uma opinião técnica, busca-se no escritório de advocacia um parceiro (…)”.

O artigo exclusivo de Gianfranco Cinelli, diretor jurídico e regulatório da Hidrovias do Brasil, o que é, afinal, que os departamentos jurídicos esperam das bancas.

Bônus: Videocasts na advocacia

Em resumo, os videocasts são programas de podcasts filmados e transmitidos ao público e embora à primeira vista possa não parecer, existem diferenças significativas em relação aos podcasts que vão além das imagens.

Para saber mais sobre o videocast e entender como esse novo formato de conteúdo pode ser um diferencial à comunicação de sua banca, acesse o artigo completo.

Tendências para 2023

Se neste ano os escritórios de advocacia estão buscando por pautas que englobam tecnologia, otimização do trabalho jurídico e inovações para atender melhor os clientes, a expectativa é que em 2023 esse cenário seja ainda mais explorado.

Por isso, com o objetivo de mapear e fornecer a todos os profissionais do Direito um panorama do que podemos esperar no próximo ano, a Agência Javali desenvolveu o guia Tendências do mercado jurídico para 2023.

A publicação contou com a participação de 18 especialistas, que apontaram 15 tendências em sete macro áreas: marketing, gestão, Business Development, recursos humanos, departamentos jurídicos, inovação e ESG.

Baixe o guia gratuitamente aqui.

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