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As quatro páginas fundamentais para sites de escritórios de advocacia

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15 de setembro de 2023

Em um cenário onde a presença online é vital para empresas, entender as páginas cruciais para um site institucional pode moldar a percepção e decisão dos visitantes, inclusive em site de escritório de advocacia.

Um site institucional bem elaborado não apenas fornece informações relevantes, mas também influencia diretamente no processo de compra no mercado B2B. Nesse sentido, uma das premissas de uma banca jurídica que fornece um bom atendimento é saber comunicar o seu serviço com excelência ao seu cliente em potencial.

Para se destacar da concorrência, a comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para escritórios que desejam conquistar e manter clientes. A forma como os serviços jurídicos são apresentados pode fazer a diferença entre ser o escolhido como o representante legal preferido ou ser ignorado em meio aos concorrentes.

Um dos erros mais comuns que os advogados cometem no momento de abordar os clientes é a utilização de jargões jurídicos, ou como é conhecido, o “juridiquês”. A linguagem legal muitas vezes pode ser intimidante e confusa para quem não está acostumado com a rotina dos advogados que atuam na linha de frente.

Agora, se em uma conversa o cliente em potencial já pode ficar confuso com tantas informações complexas, ao visitar um site pouco atrativo a experiência será tão desagradável quanto. Portanto, independente do conteúdo de um site, é muito importante evitar o uso excessivo de terminologias técnicas e explicar conceitos de maneira simples e acessível.

 


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Essa é a regra básica para construir qualquer página de um site de escritório de advocacia. No entanto, quatro páginas são fundamentais para ampliar o interesse dos visitantes e potenciais clientes. São elas:

Home Page:

a primeira impressão do seu site que transmite profissionalismo

A página inicial, muitas vezes chamada de “home page”, é o cartão de visitas digital do escritório de advocacia. Ela é a primeira impressão que os visitantes têm da marca e da qualidade dos serviços oferecidos e, por isso, também deve apresentar uma mensagem clara e concisa dos diferenciais da banca.

Uma home page bem projetada deve ser esteticamente agradável, com design responsivo para uma experiência fluída em dispositivos móveis e desktops. Segundo Steve Krug, especialista em usabilidade e autor do livro Don’t make me think: A common sense approach to Web usability (“Não me faça pensar: Uma abordagem de bom senso à usabilidade na Web”, em tradução livre), o segredo de uma boa home page é ser intuitiva.

Ou seja, a página inicial do site deve ser a porta de entrada para que os visitantes sintam-se compelidos a conhecer mais sobre os serviços oferecidos. Caso o usuário não entenda a mensagem de uma home page, rapidamente clicará no “X” e abandonará o site.

Equipe:

demonstrando experiência e competência da sua equipe

A página da equipe de advogados é um dos elementos mais importantes de um site de escritório de advocacia, e costuma ser a página mais visitada.

Os visitantes querem saber quem são os profissionais que estarão cuidando de seus casos, quem são os sócios e qual o foco de atuação do time. Além das fotos e nomes, é importante incluir informações detalhadas sobre a experiência, especializações e conquistas de cada membro da equipe. Isso constrói confiança e demonstra a competência do escritório, influenciando positivamente a decisão dos clientes em potencial.

Essa página deve ser constantemente atualizada, conforme advogados entrarem ou saírem do escritório. Pode ser muito desagradável para um potencial cliente entrar em contato com uma banca, esperando ser atendido por um profissional específico, e descobrir só depois que o advogado não faz mais parte da equipe.

Rankings, como o anuário Análise Advocacia, por exemplo, também baseiam-se em informações da equipe do escritório presentes no site para encontrar os profissionais e atualizar o cadastro das bancas que concorrem ao reconhecimento.

Área de atuação:

seu site deve ter foco nas necessidades do cliente

A página que detalha as áreas de atuação do escritório é fundamental para estabelecer sua autoridade e expertise. Os clientes e potenciais clientes desejam saber se o escritório é capaz de lidar com suas necessidades jurídicas específicas.

Na prática, ao comunicar seus serviços, os advogados devem centrar sua abordagem nas necessidades e preocupações específicas do cliente em potencial. Por exemplo, se a banca é especializada em questões tributárias, é necessário explicar qual o foco de atendimento dentro da especialidade.

Cada área de atuação deve ser descrita de maneira clara e informativa, destacando como o escritório desenvolve esse atendimento. Caso seja possível, detalhar os sucessos passados e os casos de destaque também pode contribuir para sanar as dúvidas de um cliente em potencial.

Página de conteúdo:

compartilhando conhecimento e demonstrando valor

A página de conteúdo, frequentemente apresentada como um blog ou conteúdos informativos, é onde o escritório pode demonstrar seu conhecimento e fornecer informações valiosas para os visitantes.

Artigos, estudos de caso e guias jurídicos podem destacar a capacidade do escritório de compreender as complexidades legais e oferecer insights úteis para os clientes em potencial. Essa página não apenas atrai tráfego orgânico por meio de SEO (otimização para mecanismos de busca), mas também posiciona o escritório como uma fonte confiável de informações.

Geralmente essa página, caso esteja bem atualizada, com conteúdos bem produzidos e relevantes, também é a isca perfeita para que os visitantes e potenciais clientes assinem a newsletter do escritório, por exemplo. Portanto, planeje inserir botões de ação nessa página.

Ao comunicar as decisões jurídicas da área e apresentar conteúdos de interesse do público ao qual o escritório pretende conquistar, a banca tem a chance de continuar nutrindo os contatos inscritos e aproximar esse relacionamento.

Enfim, comunicar serviços jurídicos de maneira eficaz é uma arte que requer clareza e habilidades de narrativa. Escritórios que se concentram nas necessidades do cliente, evitam o jargão complexo, são transparentes em relação aos processos e escolhem canais de comunicação adequados, como as quatro páginas citadas aqui, estão melhor posicionados para construir relações duradouras com clientes em potencial.

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